Bragança divulga regras próprias para comércio na Fase Laranja
O Governo do Estado divulgou nesta sexta-feira, 24, que Bragança Paulista foi classificada junto com a região de Campinas, na Fase Laranja do Plano São Paulo. E logo após o Em Pauta publicar que até as 20h, a Prefeitura não havia se pronunciado sobre o assunto, foram divulgadas nas redes sociais as informações com as medidas que serão adotadas.
Vale lembrar que a Prefeitura de Bragança Paulista, só fechou o comércio na semana passada, após decisão da Procuradoria Geral de Justiça que determinou que o município seguisse o Plano SP.
Mesmo com a ação judicial, agora com o retorno para a Fase Laranja, a Prefeitura decidiu, mais uma vez, criar suas regras próprias.
Conforme o divulgado pela Administração, a partir de segunda-feira, 27, os estabelecimentos não essenciais, sejam eles lojas de departamentos, lojas de tecidos e aviamento, relojoarias e joalherias, lojas de confecção e calçados, imobiliárias, assim como os clubes, podem funcionar. O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Segundo as regras do Estado, estes comércios podem funcionar quatro horas por dia, de segunda a sábado. Outra alternativa, aliás, é funcionar seis horas seguidas, por quatro dias da semana. O mesmo, vale para os shoppings, nas regras estaduais.
Bragança Paulista, no entanto, permitiu que o Bragança Garden Shopping funcione das 11h às 21h, de segunda a sexta-feira, sendo que a Praça de Alimentação deve permitir apenas 40% da capacidade de ocupação. Pelas regras estaduais, na Fase Laranja, a Praça de Alimentação deveria estar fechada.
Restaurantes e lanchonetes
Restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniência e sorveterias pelo Plano SP, na Fase Laranja, deveriam continuar apenas com entregas e delivery, mas em Bragança, a Prefeitura autorizou que atendam com apenas 40% de ocupação de mesas, por 6 horas diárias, sujeito a escolha do estabelecimento.
Cada comércio deve fixar no local o horário de funcionamento.
As igrejas e templos religiosos, que segundo o Plano SP deveriam abrir somente nas Fases Azul e Verde, também reabrirão em Bragança. Elas, no entanto, deverão respeitar a capacidade máxima de 40% e se possível disponibilizarem a opção online.
Ambulantes e Feiras livres estão restritos a comercialização somente de alimentos, sendo proibido o consumo no local.
Já cabeleireiros, barbeiros, manicures e similares poderão atender somente à domicílio.
Cabe ressaltar, que nesta Fase Laranja, academias, salões de beleza e casas noturnas permanecem fechados e isto será seguido pela Prefeitura de Bragança. Serviços de delivery e drive thru seguem sem alterações.
Bragança Paulista tem até o momento 1366 casos de COVID-19 e 24 óbitos confirmados. Uma nova reclassificação do Plano São Paulo ocorrerá daqui 14 dias, ou seja, no dia 10 de agosto.
INFORME-SE
Para ficar sempre por dentro das últimas informações sobre o coronavírus em Bragança Paulista, Atibaia e região: https://bragancaempauta.com.br/tag/coronavirus/
Quer receber notícias de Bragança Paulista e região no celular? É só clicar aqui:
WhatsApp do Bragança Em Pauta