Bragança e Atibaia permitem abertura de restaurantes depois das 17h
Tanto a Prefeitura de Bragança Paulista como a de Atibaia estão ignorando as regras do Plano São Paulo quando o assunto é a flexibilização dos restaurantes e similares.
De acordo com o Governo do Estado, só podem funcionar até as 22h restaurantes e similares desde que as regiões estejam há pelo menos 14 dias consecutivos na fase amarela do Plano São Paulo, o que não é o caso, já que ambas deixaram a Fase Laranja e ingressaram na Amarela, apenas ontem.
Em nota divulgada no site do Governo do Estado, a informação é clara: os estabelecimentos das nove regiões do estado que avançaram de fase na atualização de ontem deverão abrir até as 17h. Isto deveria incluir, portanto, os estabelecimentos de todas as cidades da Região de Campinas, como por exemplo, Bragança e Atibaia.
Ambas cidades, no entanto, entendem que têm números que permitem esta flexibilização maior. A ideia é permitir também a recuperação destas empresas, que embora pudessem trabalhar via delivey, tiveram grande perda de receita sem poder atender presencialmente o cliente.
De acordo com dados do Governo do Estado, 86% da população do estado está em regiões localizadas na fase amarela. A capital, as sub-regiões Sudoeste, Sudeste e Leste da Grande São Paulo, a Baixada Santista e a região de Araraquara também estão na etapa amarela.
O consumo local em restaurantes e similares continua permitido apenas em ambientes arejados ou ao ar livre, com obrigatoriedade de assentos. Não será permitido que os clientes fiquem em pé. A orientação é que os estabelecimentos atendam os clientes conforme horário agendado previamente, para evitar aglomerações.
A ocupação máxima deve ser de 40% da capacidade dos assentos e o funcionamento precisa ocorrer por no máximo 6 horas diárias, consecutivas ou não.
Como é o funcionamento?
Em Bragança Paulista a Prefeitura divulgou nota orientando que os estabelecimentos abram apenas seis horas por dia e fixem em local visível o horário de funcionamento.
No entanto, a abertura depois das 17h foi permitida. Segundo a Secretaria Municipal de Assuntos caberá ao estabelecimento escolher o período, podendo ser depois das 17h, para assim evitar aglomerações.
Já em Atibaia, o atendimento presencial nestes estabelecimentos será de segunda a quinta-feira, em horário reduzido de 6 horas ininterruptas e de sexta a domingo, podem funcionar até as 22h.
Atibaia tem até o momento 837 casos confirmados de COVID-19 e 36 mortes. Bragança Paulista tem 2065 casos confirmados e também 26 mortes causadas em decorrência do coronavírus.
INFORME-SE
Para ficar sempre por dentro das últimas informações sobre o coronavírus em Bragança Paulista, Atibaia e região: https://bragancaempauta.com.br/tag/coronavirus/
Quer receber notícias de Bragança Paulista e região no celular? É só clicar aqui:
WhatsApp do Bragança Em Pauta