Prefeitura libera eventos, buffet, cursos e convenções
O Governo do Estado de São Paulo anunciou hoje, 4, que a região de Campinas permanece na Fase Amarela do Plano São Paulo. A mesma classificação, aliás, vale para Bragança Paulista e região. Como o município está há 28 dias na mesma fase, mesmo com o aumento de mortes em agosto, a Prefeitura de Bragança Paulista optou por liberar e realização de eventos e o funcionamento de buffet, cursos e convenções.
Fase Amarela em quase todo o Estado
João Doria anunciou também a prorrogação da quarentena em todo o Estado até 19 de setembro e pediu que as pessoas redobrem a atenção e cuidados no feriado, usando máscaras e fazendo o distanciamento social.
Agora, de todas as regiões do Estado apenas duas não estão na Fase Amarela: Franca e Ribeirão Preto. Ambas, aliás, estão na Fase Laranja. Nenhuma região, porém, está na Fase Vermelha e nem na Fase Verde.
Mortes no Estado x Bragança
Durante coletiva de imprensa o Governador disse que pela quarta semana consecutiva o Estado registrou 13,5% de redução nos óbitos em relação à semana epidemiológica anterior em todo o Estado.
Bragança Paulista, no entanto, no mês de agosto, ao invés de diminuição das mortes, teve aumento. Foram 19 óbitos em agosto contra 15 em julho. Ainda referente ao mês de agosto, há duas mortes que a Prefeitura aguarda os resultados dos exames. Em setembro há uma morte confirmada. Além disso, duas também estão em investigação.
Ocupação de UTI
Durante a coletiva Dória ainda falou sobre a média de ocupação de leitos de UTI, que no Estado atingiu o menor índice desde o início do Plano São Paulo e está atualmente abaixo de 55%.
Hoje de acordo com boletim divulgado pela Secretaria de Saúde de Bragança Paulista o índice de ocupação dos leitos de UTIs regionais é de 78,7%. Além disso, o município tem uma taxa de ocupação de enfermarias de 77,5%.
Novas medidas em Bragança
Como Bragança Paulista está há mais de 28 dias na Fase Amarela, novas flexibilizações foram feitas.
Agora foram liberados os treinamentos de atleta de campeonatos profissionais, sejam eles individuais ou coletivos. Também estão liberadas as atividades de coachs e personal trainers. Todos, no entanto, devem apresentar um protocolo sanitário na Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (SEMJEL).
Além disso, a Prefeitura liberou também os cursos livres de idioma, música, informática e semelhantes.
Também estão liberadas as escolas de pilotos, de dança e de gastronomia. As aulas presenciais, no entanto, devem ser limitadas a 40% da capacidade do espaço.
Eventos e buffets
A Prefeitura também liberou o funcionamento de buffets e similares realizados em salões de eventos por no máximo 8 horas por dia.
O atendimento presencial é limitado a 40% da capacidade, respeitando o distanciamento entre as mesas. É vedado o self-service e continua proibido os eventos exclusivos para crianças.
Eventos, convenções e atividades culturais também poderão ser realizados com ocupação máxima limitada a 40% da capacidade do local.
Os organizadores devem fazer o controle de acesso, com horário e assentos marcados.
A venda de ingressos de eventos culturais em bilheterias físicas será permitida, desde que respeitados os protocolos sanitários e o distanciamento recomendado.
INFORME-SE
Para ficar sempre por dentro das últimas informações sobre o coronavírus em Bragança Paulista, Atibaia e região, aliás é fácil. Acesse o link: https://bragancaempauta.com.br/tag/coronavirus/
Quer receber notícias de Bragança Paulista, bem como região no celular? É só clicar aqui:
WhatsApp do Bragança Em Pauta