Bastidores Em Pauta e o Sartori não foi
Nesta semana, o Em Pauta Entrevista deu prosseguimento a cobertura das Eleições 2020. O quarto pré-candidato a ser entrevistado seria Gustavo Sartori, do Partido Socialista Brasileiro (PSB).
Cerca de 24 horas antes do horário da entrevista, Sartori enviou uma mensagem à produção do Em Pauta e alegou “compromissos já agendados anteriormente” para não comparecer e agradeceu o convite realizado.
Os mesmos temas já perguntados aos outros pré-candidatos, seriam abordados na entrevista de Sartori: carreira e visão política local e nacional; saúde; mobilidade urbana; segurança; habitação; meio ambiente; gestão administrativa; educação; cultura e turismo.
LAMENTAMOS
É de se lamentar, a ausência de Gustavo Sartori para falar de temas tão relevantes. E desta forma, fazer com que os cidadãos de Bragança possam conhecer o que ele pensa sobre os assuntos da cidade.
O pré-candidato foi comunicado da realização do sorteio das entrevistas e da ordem das mesmas desde o dia 12 de agosto. Ou seja, mais de 20 dias antes da data. E infelizmente, não conseguiu se programar para que pudesse estar olho no olho com a população de Bragança Paulista.
Sartori, não tem mandato eletivo há mais de uma década. Sua presença no dia a dia da cidade é sempre questionada pelos leitores. Certamente, seria uma oportunidade de ao menos saber mais as necessidades dos munícipes.
INTERNAUTAS RECLAMAM
E não é somente nós do Em Pauta, que lamentamos a ausência de Sartori.
“É lamentável a ausência do pré-candidato Gustavo Sartori. Quem perde é a democracia, já tão frágil e nosso país”, afirmou o internauta Tales Machado durante a Live.
“Lamentável mesmo a ausência dos senhores Jesus e Gustavo”, complementou o internauta Ferreira Júnior, lembrando também a ausência do prefeito Jesus Chedid.
FALANDO EM SARTORI…
Nesta semana, pegou muito mal uma foto postada nas redes sociais pelo pré-candidato do PSB. Em plena pandemia, Gustavo postou uma foto de uma reunião política no bairro do Toró com 26 pessoas (isto mesmo, vinte e seis pessoas!) em um único cômodo. Ao menos 9 delas estavam sem máscaras e sete aparentemente são idosos. Ah, não existia distanciamento social nenhum, indo contra as regras sanitárias que recomendam a distância de 2 metros entre as pessoas.
“Em tempos de pandemia, a imagem é assustadora”, definiu um dos comentários do post, que posteriormente foi apagado.
PRÓXIMAS ENTREVISTAS
Nas próximas semanas, o programa Em Pauta Entrevista recebe mais 3 pré-candidatos. Rita Valle, do PV, na sexta-feira, 11. João Afonso Sólis, o Jango, no dia 18. E para encerrar a série de entrevistas, Basílio Zecchini, do PSD, no dia 25. Os três pré-candidatos já confirmaram presença!
REGRAS ELEITORAIS
O programa de ontem recebeu o advogado Dr. Célio Egídio da Silva, Doutor em Direito pela PUC-SP, Professor e Coordenador de Cursos de Pós-Graduação em Direito. Jornalista e Comentarista da Rádio Trianon SP. Ele falou sobre as regras eleitorais, judicialização das Eleições, questões relacionadas às convenções e tirou todas dúvidas dos internautas.
Confira: https://www.facebook.com/bragancaempauta/videos/641352520086277/
FALANDO EM LEGISLAÇÃO ELEITORAL…
Na manhã deste sábado, 5, o prefeito Jesus Chedid fez um post em suas redes sociais, um tanto quanto polêmico, se tratando de justamente de Legislação Eleitoral.
Uma enquete perguntava: Vocês estão juntos com o 25 nessa nova jornada de Eleições?
Será que é permitido usar o número do partido nesta pré-campanha? Apuraremos com advogados durante a semana e traremos a resposta a vocês na coluna da semana que vem!
De qualquer forma, bom lembrar que em 2004, Jesus Chedid foi eleito prefeito mas deixou o cargo, cassado, justamente por propaganda irregular.
Nota da Redação: Após a publicação da coluna o prefeito divulgou em seu Facebook que este perfil do Instagram é falso e não lhe pertence. O Em Pauta trará nova reportagem sobre o assunto.
E POR FALAR EM ADVOGADOS …
E por falar em advogados, os do prefeito Jesus Chedid pediram ao STJ uma liminar para suspender uma condenação em segunda instância, que pode inviabilizar a sua candidatura à reeleição.
Chedid foi condenado por causa de uma reforma no estádio do Bragantino e seus advogados entendem que se a sentença não for suspensa ele pode ser prejudicado no pleito eleitoral deste ano.
Afinal, Chedid poderá ou não ser candidato?
Se pode, porque está pedindo para suspender a condenação?
APOSENTANDO?
Independente da candidatura ou não do prefeito Jesus Chedid, quem disse, mais do que uma vez, em plenário, que não deve ser candidata à reeleição é a vereadora Beth Chedid. Será que realmente está se aposentando da política?
Em sua página no Facebook, ela postou neste sábado: ” Quando olho para o meu passado, vejo que fui muito produtiva… Chegando a hora de desacelerar… cuidar da família e esperar na varanda o pôr do sol chegar!”, disse.
Às vésperas das convenções, o que os adversários mais querem saber é: se não for o prefeito Jesus Chedid e nem a vereadora Beth Chedid, quem será o candidato do DEM? Amauri?
Em 2008, Amauri perdeu para João Afonso Sólis por uma diferença de 8.906 votos.
GUARDA DEVE OU NÃO PRENDER CRIMINOSO?
O vereador Cláudio Moreno, afastado da rádio de propriedade da Família Chedid por causa da legislação eleitoral, continua fazendo reportagens em suas redes sociais. Se pode ou não é uma questão que seus adversários políticos devem levantar e a Justiça Eleitoral julgar.
O que chama atenção da coluna Bastidores Em Pauta é que em uma destas reportagens ele mostrou o trabalho do Canil da Guarda Municipal, diga-se de passagem, criado na administração Jango, que o vereador sempre criticou.
Elogiar a ação da Guarda Municipal e do Canil que nos últimos dias tem tido destaque no combate ao tráfico seria normal, se não fosse ele, uma pessoa que sempre falou que a Guarda deveria apenas cuidar dos próprios públicos e que traficantes e outros criminosos deveriam ficar sob responsabilidade das Polícias Civil e Militar.
Ué, mudou de opinião?
Semana que vem, tem mais Bastidores Em Pauta
Quer receber notícias de Bragança Paulista e região no celular? É só clicar aqui:
WhatsApp do Bragança Em Pauta