Eleições 2016: dança das cadeiras tem mais um mês pela frente

As declarações de Jesus Chedid ao Bragança em Pauta na semana passada, movimentaram os bastidores da política em Bragança Paulista, com a saída do Democratas, do médico Renato Frangini, que perdeu a última eleição para Fernão Dias por 21 votos.
As incertezas políticas e a famosa “dança das cadeiras” e troca de partido, devem continuar agitando os bastidores eleitorais por mais um mês já que seguindo o Calendário da Justiça Eleitoral, termina no dia 2 de abril, o prazo para aquele que pretendem ser candidatos a cargo eletivo nas eleições de 2016 estar com a filiação deferida no âmbito partidário.

12705367_954868301270553_2525339997787859195_n
Beth Chedid e Nelson Nardy durante reunião com o deputado Edmir Chedid. Foto: Assessoria Edmir Chedid.

Se por um lado o Democratas, perdeu Frangini, desde o final do ano passado foi possível observar pelas redes sociais que o partido que está há doze anos fora do poder, conquistou apoio de um grande número de ex-defensores e ex-funcionários de Fernão Dias e Jango, entre eles nomes como da ex-vereadora Beth Chedid que quase foi candidata a vice-prefeita com Jango em 2008 e que cujo ação foi decisiva ao dar apoio à candidatura de Fernão Dias, em 2012.
Além dela, declaram apoio ao grupo pelo menos quatro ex-secretários da administração Jango: Nelson Nardy que ocupou o cargo de secretário de Agronegócios e Governo, Maria Izilda Magalhães que além de ter sido secretária de Ação e Desenvolvimento Social na administração de Jango desempenhou funções de coordenação na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e no Almoxarifado da Saúde, na gestão de Fernão Dias, Joaquim Gilberto de Oliveira ex-secretário de Meio Ambiente e Raul Lencini, ex-secretário de Cultura, ambos do governo Jango.
Nos bastidores, as reuniões continuam acontecendo e há ainda muita expectativa com relação aos nomes que disputarão realmente a eleição.

TÍTULO DE ELEITOR

Se o prazo para os interessados em se candidatar terminar em abril, o prazo para quem quer exercer a cidadania e votar vai até o dia 4 de maio. Jovens entre 16 e 17 anos que não são obrigados, mas pretendam votar nas eleições municipais de 2016 devem procurar o cartório eleitoral até esta data, assim como quem já tem 18 anos completos e é obrigado a votar, ou quem ainda tem 15 anos, mas vai completar 16 até dia 2 de outubro e tem interesse em votar.
O TSE recomenda que ninguém deixe para a última hora para tirar seu título, a fim de evitar filas.
A mesma data é válida para quem quer solicitar a transferência do título de município.
Quem for tirar o título de eleitor pela primeira vez deve comparecer ao cartório eleitoral com documento de identificação com foto, comprovante de residência recente e comprovante de quitação militar para os homens. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o novo modelo de passaporte não são aceitos para efeito de inscrição eleitoral.
No caso de transferência, o cidadão deve levar o título de eleitor, comprovantes de votação ou de justificativa feita em eleições anteriores, documento de identificação e comprovante de residência recente.
O Cartório Eleitoral de Bragança Paulista fica situado a Rua Monsenhor Kohly 190. (Larquinho do Ovo)