Aluna de Águas de Lindóia vence concurso de redação com 30 mil estudantes
Uma aluna da cidade de Águas de Lindóia, que pertence à Região de Bragança Paulista, é a vencedora do 45º Concurso de Redação do Instituto AIPI, da International Paper; que contou com mais de 30 mil inscrições, tornando-se o maior do Brasil em número de redações corrigidas.
Ana Lívia Barbosa de Lima, de Águas de Lindóia conquistou o primeiro lugar.
[exactmetrics_popular_posts_inline]
Ayrton Breno Diniz Marques da Silva e Amanda Maria Satiro Silva, de Jaboatão dos Guararapes (PE) e Boqueirão (PB), respectivamente, ficaram com o 2º e 3º lugar.
O desafio, que antes era realizado em algumas cidades, teve abrangência nacional em 2020 e pela primeira vez foi feito de forma online.
“É um grande orgulho para nós poder contribuir com a educação inclusiva e promover o protagonismo dos estudantes, ainda mais considerando o cenário da educação no ano de 2020. Hoje, a parceria com o Redação Online tornou possível que estivéssemos presentes pelos meios digitais em todas as regiões do país estimulando a educação com cidadania”, afirma Luciana Huneke, presidente do Instituto AIPI. “Para chegar neste resultado, contamos com o apoio de mais de 27 Secretarias Estaduais e três mil escolas da rede pública. É uma grande rede de colaboração pela busca de um resultado comum”.
Com a palavra a vencedora
“Participar do Concurso de Redação do Instituto AIPI foi uma experiência única e que levarei por toda a minha vida. Fui motivada a participar por minha professora de língua portuguesa e também por meus familiares. Graças ao concurso, pude aprimorar minhas habilidades de escrita e aprendi a ter mais confiança em mim mesma. Sou muito grata a todos que fizeram parte desse projeto”, comemora Ana Lívia.
Preparação para o ENEM
Com o objetivo de incentivar estudantes do ensino médio de escolas públicas estaduais e municipais a transformarem suas realidades por meio da criatividade, o tema do Concurso foi “Como cada pessoa pode ser um cidadão ativo para mudar a realidade à sua volta?”, relacionando a discussão aos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU e traz à tona a reflexão sobre contextos complexos e ambíguos que vivemos no dia de hoje.
“A intenção do Concurso também foi dar a oportunidade para os alunos testarem seus conhecimentos e habilidades para estarem mais preparados para fazer o ENEM, que pode ser um grande divisor de águas na vida desses jovens. Por isso, os critérios de correção estão de acordo com os estabelecidos pelo Exame Nacional do Ensino Médio e cada aluno recebe apontamentos e dicas de como escrever melhor”, reforça Luciana.
O concurso ofereceu aos concorrentes videoaulas de escrita do ENEM, para que pudessem se preparar melhor para a redação. “Gostaria de agradecer a disponibilidade das videoaulas que foram fundamentais para que eu atingisse a nota máxima na redação. Agradeço por ter tido a oportunidade de participar desse projeto que, com toda certeza, me ajudou a evoluir não apenas como estudante, mas também como pessoa”, complementa a vencedora Ana Lívia.
Premiação
Ana Lívia Barbosa de Lima, Ayrton Breno Diniz Marques da Silva e Amanda Maria Satiro Silva receberão vale-compras fornecidos pelo Instituto AIPI para compra de livros e materiais escolares. Para os 100 alunos melhores colocados, será oferecido um plano de aulas on-line com duração de 12 meses na plataforma do Redação Online.
Assim como os estudantes, as escolas e os professores também serão premiados.
Os resultados foram divulgados no site www.concursoaipi.redacaonline.com.br
Quer receber notícias de Bragança Paulista, bem como da região no celular? É só clicar aqui:
WhatsApp do Bragança Em Pauta