Bragança abre mais 9 leitos mas todos já estão ocupados

Bragança abre mais 9 leitos mas todos já estão ocupados

Foto: Ilustrativa

O boletim de hoje, 2,  da Secretaria de Saúde de Bragança Paulista registrou oficialmente mais três mortes em decorrência da COVID-19. Além disso, apesar de trazer a informação da abertura de mais 9 leitos regionais no Hospital Bragantino, todos já estão 100 %ocupados. 

Novo leitos

Além de atender Bragança Paulista, estes 9 novos leitos atendem pacientes de mais 10 cidades da região e serão custeados pelo Governo do Estado.

Ao todo o SUS disponibiliza agora, portanto,  34 leitos de UTI, sendo 16 leitos no HUSF, 10 na Santa Casa de Bragança, 3 no Hospital Bragantino e 5 na Santa Casa de Socorro. 

Já quando o assunto são enfermarias são 36 leitos no total, sendo 30 no Hospital de Campanha, na Santa Casa de Bragança Paulista e 6 no Hospital Bragantino. 

O contrato com o Hospital Bragantino foi assinado na noite de segunda-feira e os pacientes foram transferidos para o local de ambulâncias.

Ontem a Prefeitura ressaltou que havia pacientes internados em leitos na UPA Vila Davi. “A situação está gravíssima. Estamos com 100% de ocupação dos leitos de UTI, estamos com os leitos de enfermaria e Hospital de Campanha lotados”, disse Marina de Fátima Oliveira. 

[exactmetrics_popular_posts_inline]

As mortes

A vítima fatal de nº 159 confirmada no boletim de hoje é o  professor Luís Roberto de Oliveira, de 57 anos, que faleceu no dia 25 em um hospital de Atibaia. O Jornal Em Pauta, já havia divulgado a morte mas até então ela não tinha sido contabilizada oficialmente. 

Já a vítima de nº 160 é uma mulher, de 52 anos, que estava em leito de UTI no Hospital Novo Atibaia e faleceu ontem. 

A vítima fatal de nº 161, por sua vez,  é uma mulher, de 65 anos, que estava em leito de enfermaria e também evoluiu para óbito ontem.  

Como de costume, a Prefeitura não divulgou outras informações dos pacientes . Em nota, a Secretaria de Saúde lamentou os óbitos.

Com mais três mortes confirmadas são 161 mortes contabilizadas oficialmente desde o início da pandemia. Destas 103 foram registradas entre março e dezembro de 2020. As outras 58, aconteceram em 2021, o que mostra que os óbitos de COVID-19 explodiram nos dois últimos meses.

Em 2020, os meses recordistas de mortes no município em 2020 eram agosto e setembro com 21 mortes a cada mês.

Em janeiro um novo recorde foi registrado com 25 óbitos em um único mês.  Fevereiro, no entanto, ultrapassou a marca e são 31 óbitos contabilizados até o momento. O número pode aumentar, porque há uma morte ainda não contabilizada oficialmente e uma em investigação.

Março já tem duas mortes confirmadas.

Morte ainda não contabilizada

Além das três mortes confirmadas hoje, ainda não apareceu no boletim oficial, o falecimento de Odila Aparecida Cometti Machado, de 77 anos. Odila ficou dias internada, chegou a ter alta hospitalar e dar continuidade ao tratamento em casa. Mas teve que ser internada novamente em decorrência das complicações da doença e não resistiu, falecendo no dia 27.

Balanço Oficial das Mortes

Apesar do Em Pauta já contabilizar 162 mortes, o boletim oficial contabiliza 161 vítimas fatais da COVID-19 desde o início da pandemia.

Dos 161 pacientes que vieram a óbito, 82 eram homens, bem como 79 eram mulheres. Além disso, 31 vítimas fatais tinham menos de 60 anos. Já as outras 130 vítimas tinham 60 anos ou mais.

Se levarmos em conta 162 pacientes que vieram a óbito contabilizados pelo Em Pauta, 82 eram homens, bem como 80 eram mulheres. Além disso, 31 vítimas fatais tinham menos de 60 anos. Já as outras 131 vítimas tinham 60 anos ou mais.

As internações

O boletim de hoje da Secretaria de Saúde indica que 52 moradores de Bragança Paulista estão internados, tanto em leitos SUS como particulares. No dia anterior havia o mesmo número de internados. Vale lembrar, no entanto, que houve mortes, ou seja, houve novas internações. Ao todo, 33 pacientes já têm confirmação de coronavírus. No dia anterior eram 40. Além disso, 19 pacientes aguardam internados os resultados dos exames. No dia anterior eram 13.

Outros números

O boletim de hoje da Secretaria de Saúde indica que desde o início da pandemia, a Prefeitura realizou 19.975 notificações ao Ministério da Saúde, sendo que só hoje foram mais 60. Além disso, também realizou no total 40.795 testes. Nas últimas 24 horas a Secretaria de Saúde, aliás, registrou mais 29 casos confirmados de COVID-19.

Ao todo, portanto, 9.816 casos foram confirmados até agora, sendo que destes 8.024 pacientes estão recuperados. Além disso, 1.598 pacientes ainda estão em isolamento domiciliar, 33 estão internados e oficialmente 161 morreram.

O município aguarda o resultado de 433 exames, sendo que destes, 413 pacientes estão em isolamento domiciliar, bem como 19 estão internados e um morreu e o resultado de seu exame ainda não está pronto.

Ao todo, 11.926 pessoas já tomaram a primeira dose da vacina contra a COVID-19 e 2.289 receberam a segunda dose. 

INFORME-SE

A melhor arma contra a desinformação é o jornalismo sério e profissional. Informe-se diariamente, pelo Jornal Em Pauta.

Para ficar sempre por dentro das últimas informações sobre o coronavírus em Bragança Paulista, Atibaia e região, aliás, é fácil. Acesse o link: https://bragancaempauta.com.br/tag/coronavirus/

Quer receber nossas notícias no celular?
É só clicar aqui: WhatsApp do Jornal Em Pauta

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *