Secretária de Saúde pede calma para população pois todos serão vacinados
A secretária Municipal de Saúde, Marina de Fátima Oliveira, em entrevista ao Bragança Em Pauta, por telefone, pediu calma da população com relação à Febre Amarela e disse que todos moradores de Bragança Paulista serão vacinados.
Na manhã desta quinta-feira, dia 13, a Divisão de Imprensa, informou que tinham sido confirmadas a morte de dois macacos com febre amarela, sendo um no Bairro Araras do Cardoso e outro no Bairro do Campinho.
No início da tarde, porém, por e-mail, o setor retificou a informação, afirmando que apenas os exames do macaco morto no Bairro Araras do Cardoso têm resultado positivo. O resultado do macaco morto, encontrado no Bairro do Campinho ainda está sob análise do Instituto Adolfo Lutz.
A secretária por volta das 16h, informou também que diante da confirmação do caso de febre amarela no macaco todos os moradores de Bragança Paulista serão vacinados, de forma ordeira, com base de cronograma que está sendo elaborado.
Ela solicitou que a população tenha calma que hoje mesmo, técnicos da Divisão de Vigilância Epidemiológica, estavam em Campinas, com objetivo de garantir mais doses da vacina.
Marina informou ainda que em conjunto com sua equipe, acertará os detalhes para promover a vacinação em todo o município e que a partir de segunda-feira, dia 17, divulgará informações sobre os próximos mutirões e estratégias.
Segundo ela, mais de 8 mil pessoas já foram vacinadas contra Febre Amarela no município, sendo que vão viajar para áreas de risco por exemplo em Minas Gerais, ou trabalham ou estudam em cidades da região como Tuiuti, Amparo e Campinas, onde há casos já confirmados da doença, devem procurar o Posto de Saúde para se vacinar, pois terão prioridade.
A secretária, Marina de Oliveira, ressaltou ainda que terminou hoje, dia 13, a vacinação nos bairros que fazem divisa com Tuiuti, onde um homem de 47 anos e pelo menos um macaco, morreram com e doença, mas que caso algum morador da região não tenha se vacinado, deve procurar a unidade de saúde mais próxima, para agendar a visita de um profissional de saúde.
No sábado, dia 15 e no domingo, dia 16, a Prefeitura prosseguirá com o mutirão de vacinação nos bairros Jardim das Palmeiras, Curitibanos, Campinho e Araras dos Cardoso.
Na sequência Marina Oliveira informa que serão vacinados todos os moradores dos demais bairros da Zona Rural. E, em seguida, a vacinação será ampliada à Zona Urbana.