Febre Amarela: vacina está disponível em 12 unidades de saúde em Bragança
A partir desta terça-feira, dia 18, além do Centro de Saúde Dr. Lourenço Quilicci, que teve durante todo o dia de hoje, intensa procura por vacinas contra a Febre Amarela, 11 novas unidades de saúde estarão aplicando as vacinas.
As unidades são: Cidade Jardim, Santa Luzia, Vila Aparecida, Toró, Henedina Cortez, Planejada II, Mãe dos Homens, Morro Grande, Biriçá do Valado, Araras dos Mori e Água Comprida.
A vacina contra Febre Amarela está liberada para toda população mediante comprovante de residência.
Vale lembrar que a vacina é contraindicada para crianças menores de nove meses, idosos acima dos 60 anos com comorbidades graves, gestantes, pacientes em tratamento de quimioterapia e radioterapia e pessoas imunodeprimidas, nesses casos o médico deverá avaliar o benefício e o risco da vacinação.
Outra recomendação é ter sempre a carteirinha de vacina em mãos para avaliação das vacinas que serão administradas juntamente com a Febre Amarela principalmente em crianças.
Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde já foram vacinadas no município aproximadamente 11.200 pessoas.
A vacinação foi ampliada para toda população depois que foi confirmada a morte de um macaco com febre amarela no município. Não há segundo a Prefeitura, casos suspeito de Febre Amarela em humanos em Bragança Paulista.
SOBE NÚMERO DE MACACOS MORTOS EM TUIUTI
Além de mortes de macaco com febre amarela, na região, os municípios de Tuiuti e Amparo tiveram o registro de um caso cada município, de morte de homens com a doença.
Em Amparo há confirmação de morte de seis macacos com a doença.
Em Tuiuti o número de macacos mortos subiu de 14 para 16, porém, por enquanto as autoridades aguardam o resultados de exames de 15 animais. Um já teve resultado positivo.
Os últimos dois animais mortos, foram localizados no Parque do Lago Municipal, no centro de Tuiuti, no último sábado.
Diante da situação, a Prefeitura de Tuiuti está intensificando a vacinação até o dia 20/04 no Centro de Saúde. A vacinação pode ser feita pela manhã das 8h às 11h, no período da tarde das 13h às 16h e a noite das 18h às 21h.