Você faz sua própria marmita? Confira dicas saudáveis !
Você mora longe do seu trabalho e não têm tempo de almoçar em casa? Você não aguenta mais comer fora todos os dias, porque isto está acabando com sua saúde e com o seu orçamento?
Saiba que cresce o número de pessoas, que preparam suas próprias refeições e levam para o trabalho marmitas.
Quando você pensa em marmita já tem vem a mante uma pote transbordando de arroz e feijão?
Calma !
A sua marmita pode ser saudável, saborosa e econômica.
Para ajudar você nesta tarefa, vamos contar com ajuda de um vídeo elaborado pela equipe do Centro de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cesans) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
O vídeo ensina a preparar, em apenas uma hora, cinco marmitas variadas para serem consumidas durante a semana, e comprova que mesmo com uma rotina intensa de trabalho, estudo e outros compromissos do dia-a-dia, é possível adotar uma alimentação saudável, equilibrada e saborosa, e o melhor, preparada em casa de forma rápida e sem gastar muito.
“Vale usar a criatividade para montar refeições atrativas e saborosas, além de nutritivas”, explicou a nutricionista da Secretaria que atua no Cesans, Etelma Mendes.
Entre as sugestões de alimentos proteicos estão o frango e o peixe, como a tilápia, que têm baixo teor de gordura e são ricos em minerais. Como substituição ao arroz, que é fonte de carboidrato, sugere-se a batata doce e a mandioquinha. A refeição inclui ainda duas porções de hortaliças, que podem ser brócolis, abobrinha, cenoura e tomate.
As refeições sugeridas têm aproximadamente 500 a 600 quilocalorias e são preparadas no forno com ingredientes frescos, a um custo médio de R$ 9,20 cada. “Com menos de R$ 50 é possível preparar essas cinco refeições saudáveis e reduzir o gasto com alimentação em restaurantes”, explicou a nutricionista.
Confira como fazer: