Confira dicas para se preparar para os vestibulares de inverno

Os vestibulares de inverno podem ser a chance de garantir uma vaga na faculdade já no meio do ano e pensando nisto o Bragança em Pauta separou dicas especiais da professora Priscila Câmara, professora de Literatura e Gramática do Stoodi – startup de educação à distância e também de Braian Sanches Matilde, professor de Sociologia

Segundo Priscila Câmara  agora é a hora de priorizar as revisões.

“A um ou dois meses do vestibular, melhor o aluno esquecer aqueles conteúdos que ainda não teve contato e focar em reforçar o conhecimento adquirido”, orienta.

Sobre as escolas literárias, comuns a todos os vestibulares, vale a pena começar pelas mais antigas e seguir uma ordem temporal. Outro ponto importante, destacado pela professora Priscila, é tomar cuidado com as obras obrigatórias. Resenhas literárias, filmes e, até mesmo entrevistas que abordem os autores e os livros exigidos, podem ajudar o aluno a ter mais repertório para a hora da prova.

Priscila recomenda também aos alunos que leiam de tudo um pouco para treinar a interpretação de texto. Para as disciplinas que exigem assimilação de conteúdo, aconselha que cada aluno descubra qual maneira de estudar é mais eficaz para ele.

“Alguns escrevem sem parar o que leem, outros repetem os conceitos para si mesmo em voz alta. Eu, particularmente, gostava de escrever várias vezes o conteúdo e tentar reduzir cada vez mais o número de palavras usadas para dizer a mesma coisa até que conseguisse restringir os conceitos a um pequeno número de palavras-chave”, recomenda.

A professora dá ainda dicas específicas no terreno da língua portuguesa.

“Quanto à ortografia, o ideal é focar na reforma ortográfica e para isso não tem escapatória: é repetir até decorar. Para revisar a gramática, melhor começar pelo mais simples e ir gradualmente abordando assuntos mais complexos. Primeiro, o aluno deve estudar as classes morfológicas, depois entrar no campo da análise sintática e tentar identificar as palavras em um contexto, para só depois subir o nível e passar para as orações subordinadas”, finaliza.

Braian Sanches Matilde, professor de Sociologia, concorda que, neste momento, procurar coisas novas para estudar não é a melhor estratégia.

“Uma boa dica é revisar todo o conteúdo básico e deixar para reforçar apenas um ou outro assunto que não ficou muito claro. No caso da Sociologia, vale a pena elencar os autores clássicos da disciplina (Marx, Weber, Durkheim), entender suas ideias e depois evoluir para as sociedades modernas, as bases políticas e dar um apanhado geral sobre antropologia e assuntos correlatos”, diz.

Outra orientação do professor é descansar a cabeça nos dias anteriores à prova. “Faça a analogia com um halterofilista: não é puxando ferro na véspera que ele irá melhorar seu desempenho na competição do dia seguinte. Da mesma maneira que acontece com o corpo, o cérebro também precisa estar descansado para render melhor”, compara.

#DicadoEmPauta
Você já escolheu a faculdade que quer fazer?  Que tal ganhar um bolsa de estudos para realizar o seu sonho?

O Em Pauta tem parceria com Quero Bolsas, que oferece bolsas de estudo com descontos incríveis.

Quero Bolsas  oferece descontos para várias universidades e faculdades em todo o país de diversos cursos, inclusive há descontos em Bragança Paulista na Universidade São Francisco (USF) e da Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista (FESB).  Aproveite as oportunidades.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *