Excesso de peso matou 4 milhões de pessoas no mundo em um ano
Estudo feito pela Universidade de Washington aponta a obesidade como uma crise de saúde pública em escala global. O excesso de peso matou 4 milhões de pessoas no mundo em um ano.
Você não quer fazer parte das próximas estatísticas quer? Que tal mudar de vida?
A análise dos pesquisadores norte-americanos foi feita com base em relatórios de 35 anos de observação, incluindo quase 200 países.
Aproximadamente 30% da população mundial está acima do peso, sendo 600 milhões de adultos e 150 milhões de crianças.
E mesmo aqueles que não estão exatamente no nível considerado de obesidade devem se preocupar: das 4 milhões de mortes atribuídas ao excesso de gordura em 2015, quase 40% ocorreram entre sujeitos com IMC entre 25 e 30, nível considerado como sobrepeso.
O médico Cid Pitombo, especialista brasileiro no tratamento da obesidade e médico dos atores André Marques e Leandro Hassum, reforça o alerta:
“O excesso de peso sobrecarrega joelhos, coluna, coração, pulmão. E essa sobrecarga vai apresentar a conta ao longo da vida, gerando problemas diversos de saúde, podendo inclusive levar à morte. Uma analogia que pode ajudar os pacientes a entenderem é imaginar um carro com motor 1.0 novo. Ele vai conseguir acelerar e subir ladeiras normalmente, mesmo que cheio de passageiros. Mas com o passar do tempo este motor vai começar a falhar e perder o desempenho. É o mesmo com o organismo do obeso”, explica dr Cid Pitombo.
Entre 1980 e 2015, a obesidade cresceu mais entre os adultos jovens, principalmente homens de 25 a 29 anos de países com níveis de renda e de educação mais baixos. No mesmo período, o percentual de crianças e adultos obesos dobrou em 73 países. No Brasil, na faixa de 15 a 19 anos, a obesidade entre homens aumentou de 8% para 25% e entre as mulheres, saltou de 11 para 20%.
“É fundamental discutir formas de combater a obesidade e promover a alimentação saudável. E isso precisa ser uma política pública adotada urgentemente”, destaca dr. Cid Pitombo.
Mudança de hábitos é a melhor prevenção
Para Vanessa Nogueira, responsável pelo Bariátrica com Saúde, antes de optar por exemplo, pela cirurgia bariátrica, e assim transformar o seu corpo, o que você precisa é transformar a sua mente.
No site Bariátrica com Saúde você encontrará uma série de vídeos que irão te ajudar neste momento importante de decisão: fazer ou não a cirurgia?
Vanessa Nogueira, que fez a bariátrica revela os detalhes dos momentos de pré-cirurgia, os mitos sobre a cirurgia e o pós operatório. Para ela, o mais importante é realmente a mudança de comportamento.
“Antes de transformar o seu corpo, transforme a sua mente”, alerta Vanessa Nogueira
No site, você encontrará diversos bate papos com especialistas no assunto. Tem conversa com nutricionista, psicóloga, enfim, um monte de gente que pode ajudar você mudar de vida e levar uma vida saudável.
Quer saber mais sobre o Bariátrica com Saúde? Acesse: https://www.facebook.com/bariatricacomsaude/