Novela: ABBC prometeu pagar funcionários nesta sexta
Na quarta-feira, dia 21, o prefeito Jesus Chedid recebeu no seu gabinete uma comissão de funcionários e representantes da Associação Brasileira de Beneficência Comunitária (ABBC) para tratar sobre o pagamento do salário atrasado do mês.
Na oportunidade, a instituição se comprometeu em pagar com recursos próprios os funcionários nesta sexta-feira, dia, 23, independente do repasse da Prefeitura.
A Prefeitura deve à entidade segundo dado da Secretaria de Finanças R$ 1.049.136,00 de recursos vinculados vencidos no dia 5 de junho e R$ 1 milhão que venceu no dia 14 de junho. A Prefeitura não fez o repasse porque a entidade não esta em dia com seus impostos e não possuí Certidão Negativa de Débitos (CND).
A ABBC conseguiu, entretanto, uma liminar na Justiça na noite de segunda-feira, dia 19, para que o repasse seja feito, mas isto ainda não aconteceu. A Prefeitura recorreu da decisão.
Segundo dados da Divisão de Imprensa da Prefeitura, ficou definido que com relação ao pagamento dos médicos, que são contratados como Pessoa Jurídica (PJ), será realizada nova reunião na próxima quarta-feira, 28. Na mesma reunião, também será tratado sobre as dívidas com outros credores.
A Comissão de Funcionários da ABBC deverá se reunir novamente na sexta-feira, dia 30, para discutir com a diretoria assuntos como pagamentos futuros e direitos trabalhistas.
Caso nesse ínterim, a ABBC consiga a CND, a Prefeitura se comprometeu a fazer o repasse dos recursos imediatamente.
O contrato com a entidade para o gerenciamento das unidades de saúde vence no final de julho. Já está marcada para o dia 30 de junho, as 13h30, a abertura de licitação para contratação de organização de saúde para efetuar o serviço. Além da ABBC mais 7 empresas foram credenciadas e estão aptas a participar da licitação. Vale lembrar, entretanto, que a falta da CND impede que a entidade seja contratada pelo Poder Público, o que pode afastar a ABBC da disputa.
O Bragança Em Pauta entrou em contato com a empresa por e-mail sobre o assunto mas não obteve retorno. A entidade, tem como costume, esperar a publicação de matérias e encaminhar notas extrajudiciais para publicação, ou então divulgar notas pagas em veículos impressos.