Dia 9 de julho é dia de homenagear os que lutaram na Revolução de 32

A  Secretaria Municipal de Cultura e Turismo realizará no domingo, dia 9 de julho, solenidade em homenagem aos soldados constitucionalistas bragantinos que participaram da Revolução de 1932.

O evento, acontecerá a partir das 9h, na Praça Nove de Julho, onde há um monumento, dedicado aos bragantinos que lutaram na Revolução Constitucionalista de 1932, conhecida também como Guerra Paulista, um movimento armado envolvendo diversos manifestantes contrários ao poder ditatorial do governo provisório de Getúlio Vargas.

Tudo começou porque no dia 23 de maio de 1932, durante a realização de um ato político no centro da cidade de São Paulo, a polícia coibiu os manifestantes, ocasionando a morte de quatro estudantes. Em homenagem a esses quatro jovens, o movimento passa a chamar-se MMDC – iniciais de Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo.

No dia 9 de julho começou a rebelião armada.

Cerca de 100 cidadãos bragantinos participaram do movimento como  voluntários.

O desfecho da Revolução Constitucionalista ocorreu no dia 2 de outubro de 1932, com a derrota dos soldados paulistas para as tropas do governo Vargas. Apesar do insucesso no campo de batalha, a Revolução conquistou os objetivos almejados, pois fortaleceu a luta por uma nova constituição, mais tarde promulgada.

Como não há mais constitucionalistas vivos, ano passado o evento não foi realizado, familiares dos que lutaram na revolução, entretanto, sempre costumam esperar pela comemoração da data.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *