Mais médicos em Bragança: dois médicos ainda não se apresentaram
Terminou no domingo, 16, em todo o país, as inscrições de médicos brasileiros e estrangeiros formados no exterior para o Programa Mais Médicos. Conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde 5 médicos se inscreveram no Programa Mais Médicos em Bragança Paulista.
Dos 5 que se inscreveram, no entanto, a Secretaria de Saúde informou que apenas três se apresentaram à Prefeitura. Outros dois têm até terça-feira, 18, para fazer a apresentação.
Leia + Bragança e Atibaia perdem 10 médicos cubanos
Estes médicos inscritos substituirão as médicas cubanas que tiveram que deixar a cidade em novembro. O mesmo aconteceu em todo o país depois que o governo cubano rompeu parceria com o Brasil.
Os novos médicos deverão prestar atendimentos nas unidades do Toró, São Miguel, CDHU, Vila Davi e Hípica Jaguari. Estas foram as unidades que ficaram desfalcadas com a saída das médicas cubanas do Programa Mais Médicos em Bragança. O atendimento médico nestes postos foi revezado.
Após o fim do prazo de apresentação, o Ministério da Saúde, deve divulgar na quarta-feira, 19, balanço das vagas disponíveis no Programa Mais Médicos. Além das desistências devem ser apresentadas também as vagas que não tiveram procura.
A partir do dia 20, por sua vez, médicos com CRM no Brasil poderão se candidatar as vagas disponíveis. Já nos dias 27 e 28 de dezembro será a vez dos médicos brasileiros formados no exterior escolher as vagas.
A última fase prevista, por enquanto, deve acontecer nos dias 3 e 4 de janeiro, quando os médicos estrangeiros formados no exterior poderão escolher municípios com vagas ainda disponíveis.
Os profissionais selecionados receberão salário de R$ 11.865,60 por 36 meses. Há possibilidade de prorrogação do contrato. As atividades dos médicos que serão contratados incluem oito horas acadêmicas teóricas e 32 em unidades básicas de saúde.