Guardas participam de curso de tiros depois de 4 anos
Depois de 4 anos sem treinamento prático de tiros, a Guarda Civil Municipal de Bragança Paulista está realizando novamente um treinamento defensivo. A capacitação, de acordo com o divulgado pela Secretaria de Segurança e Defesa Civil está sendo realizada no stand do Clube de Tiro Atibaia.
As aulas são práticas e também teóricas.
O treinamento é dado pelo instrutor Antônio Carlos Ortiz. Ele atende o convênio que a Guarda Municipal tem com a Polícia Federal. Este convênio é que regulamenta o porte de arma aos guardas.
Convênio com a PF
Este convênio além de treinamentos práticos e teóricos de tiros, prevê ainda e a realização a cada dois anos de avaliações psicológicas dos guardas. Ele foi assinado pela primeira vez com a Polícia Federal em 2007, ainda na administração de João Afonso Sólis (Jango).
Até então, armas de propriedade da GCM estavam trancadas no cofre da Polícia Civil. Afinal, sem convênio e treinamentos elas não podiam ser usadas.
Ao todo são 80 horas de aula durante o treinamento. Para completar essas horas, a Secretaria de Segurança, divulgou que o sistema de Ensino a Distância – EaD da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) disponibiliza aos agentes de segurança uma grade de cursos gratuitos. É por isto, inclusive que na sede da Secretaria existe um telecentro e um auditório desde dezembro 2009.
Ao todo, estão participando do curso de tiro 109 guardas civis municipais. Os treinamentos acontecerão em turmas de 10 agentes por dia. A previsão de término dessa capacitação é para o final do mês.
O uso do stand em Atibaia foi uma parceria firmada entre o instrutor, a Guarda Civil Municipal e o proprietário do local.
A última vez que os guardas participam de curso de tiros foi em 2014. Na oportunidade, o curso aconteceu no Centro de Treinamento Tático. O stand em Ribeirão Pires é um dos melhores centros de treinamento do país. É lá que acontecem, por exemplo, treinamentos das forças especializadas da Polícia Militar e Civil do Estado de São Paulo. O local conta com parceira da indústria de munições CBC – Companhia Brasileira de Cartuchos. A experiência para os guardas de um treinamento em um local como estes foi certamente enriquecedora.