Os riscos da Wi-Fi pública e como se proteger com uma VPN
É cada vez mais raro encontrar espaços públicos que não tenham wi-fi disponível. Lugares como shopping centers, aeroportos e bares chegam a ter até mais de uma wi-fi grátis disponível. O ser humano é dependente da internet e sem ela vários serviços básicos podem deixar de funcionar.
Acessar uma rede wi-fi aberta pode ser muito perigoso, o utilizador deve ter a atenção redobrada quando estiver em lugares com várias pessoas; principalmente em aeroportos.
O perigo está no hacker que quer roubar informações pessoais dos utilizadores e utiliza lugares com uma quantidade grande de pessoas para aplicar os mais variados golpes. Dentro os tipos de ataque que eles utilizam, o mais eficaz é o Man-In-The-Middle, ou MITM. Consiste na criação de uma rede Wi-Fi com o mesmo nome do local que a pessoa está, assim que a pessoa acessa essa rede, o invasor consegue roubar informações como senhas, emails e imagens.
É um golpe fácil de aplicar e também muito fácil de fazer com que a pessoa caia nele. Basta não prestar atenção aonde está conectando e, em alguns casos, o próprio celular conecta automaticamente àquela rede falsa.
Como a VPN protege os dados
A VPN, ou Rede Privada Virtual, é um túnel de proteção que é criado entre os dados do utilizador e as informações que o servidor recebe. Essa rede criada sobre outra rede é criptografada e protegida das tentativas de ataques como Man-In-The-Middle que os hackers tentam aplicar.
Vale lembrar que para utilizar a VPN é necessário ter uma conexão de internet. A Rede Privada Virtual não substitui a rede convencional mas, sim, protege essa rede. Protege até do próprio provedor de internet do utilizador, que costuma vender as informações pessoais e sites visitados dos seus assinantes para empresas de propaganda online; assim como os gigantes Google e Facebook.
Quando for utilizar o cartão de crédito para comprar online, pense em baixar e ativar um aplicativo VPN antes de fazer isso, só por precaução. Se não tiver o aplicativo, nunca compre nada online nem partilhe informações pessoais em redes Wi-Fis públicas.
VPNs gratuitas x pagas
Há várias opções no mercado para adquirir uma Rede Privada Virtual gratuitamente, e embora ambas as versões protegerem o utilizador quando ele acessa uma rede Wi-Fi pública, a versão gratuita pode e vende, em alguns casos, as informações dos usuários para empresas de publicidade online.
Além de não proteger totalmente a privacidade do usuário, as VPNs gratuitas têm a desvantagem de serem lentas e terem poucos países diferentes para escolher o servidor.
São poucos servidores, sem muita capacidade e com vários usuários. Essa combinação faz com que a velocidade seja bastante lenta e instável; caindo abruptamente de vez em quando.
Com uma VPN paga, o usuário tem vários locais para escolher aonde acessar e desbloquear sites, assim como uma velocidade rápida e constante, que permitirá ver um filme em 4K, por exemplo.
Com esse aplicativo é ainda possível entrar em sites que são bloqueados por determinados países, obter descontos em passagens de hotéis e aviões, e ver jogos ao vivo que só são transmitidos em outros países.
Tablet, celular ou computador; qual deles está mais vulnerável numa rede Wi-Fi pública?
Enquanto que num espaço de trabalho oficial, como em grandes empresas, os funcionários já têm uma Rede Privada Virtual, num shopping center ou restaurante, a rede Wi-Fi pode representar um perigo.
Para quem trabalha a partir do tablet ou computador, existe o perigo de ter documentos do trabalho roubados; inclusive senhas e cartões de crédito. Mas como o celular se tornou várias coisas no nosso século, inclusive câmera fotográfica, o maior perigo está no celular.
Além de ser possível roubar os dados pessoais e fotos dos usuários, alguns hackers conseguem até ativar a câmera e microfone do dono do celular.
É preciso tomar precauções e evitar acessar redes grátis de Wi-Fi sempre que possível. Se você tiver internet no celular, use sempre que estiver fora de casa. Se quer mais uma camada extra de segurança, então adquira uma VPN de qualidade.