Emprego: Bragança é cidade com menos vagas criadas na região
Das cidades que tiveram saldo positivo na Região Bragantina no primeiro semestre de 2019 no que se refere ao emprego, Bragança Paulista foi a que teve o menor número de criação de vagas.
Segundo dados do CAGED, no primeiro semestre de 2019 foram criadas em Bragança Paulista 8.580 vagas. Em contrapartida houve também 8.568 demissões. O saldo de vagas, portanto, é de apenas 12 vagas.
Quando o assunto é criação de vagas na região, a cidade só tem um resultado melhor em números absolutos, do que as cidades de Amparo e Joanópolis. Isto acontece porque as duas cidades tiveram mais demitidos do que contratados no primeiro semestre.
Em Amparo foram contratadas 3367 e feitas 3452 demissões, ou seja, um saldo de menos 85 vagas. Já em Joanópolis o saldo negativo no semestre é de menos 13 vagas. Foram 409 contratações e 422 demissões.
Balanço das vagas na região
Itatiba e Atibaia, estão na ponta da tabela do número de contratações. Enquanto em Bragança Paulista foram criadas apenas 12 vagas em Itatiba foram 693 oportunidades há mais de emprego. Lá as demissões chegaram a 5.426.
Já em Atibaia foram 640 vagas há mais do que as 7.624 demissões. Ou seja, além de ser a cidade que menos teve vagas criadas, Bragança Paulista foi também em números totais a cidade que mais demitiu pessoas. Foram 8.568 demissões.
Em três cidades menores que Bragança Paulista, foram criadas em torno de 100 vagas cada. Nazaré Paulista teve no primeiro semestre saldo positivo de 111 vagas, Socorro 105 vagas e Águas de Lindoia 100.
Apesar de um saldo menor que 100 vagas também tiveram saldo positivo melhor do que Bragança Paulista as cidades de Bom Jesus dos Perdões, com 98 vagas, Piracaia com 77, Serra Negra com 25 e Pinhalzinho com 23 oportunidades.
Os dados foram levantados pelo Jornal Bragança Em Pauta junto ao Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). O sistema foi criado como registro permanente de admissões e dispensa de empregados, sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
O CAGED é utilizado pelo Programa de Seguro-Desemprego, para conferir os dados referentes aos vínculos trabalhistas, além de outros programas sociais.