Feira Livre permanecerá no Posto de Monta e terá ônibus grátis
Por causa da pandemia da COVID-19, em abril do ano passado, a Prefeitura de Bragança Paulista mudou a tradicional Feira Livre de quarta-feira, da Passarela Chico Zamper, na Avenida dos Imigrantes, para o Posto de Monta. O que era para ser temporário, no entanto, parece não ter mais volta apesar de várias manifestações contrárias e promessa no plano de governo do prefeito Jesus Chedid.
De acordo com nota divulgada hoje, 21, pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Bragança Paulista, a Administração Municipal anunciou que haverá ônibus grátis, interligando o centro ao Posto de Monta, local definitivo da feira. “O pedido da Prefeitura à concessionária atende a solicitações dos feirantes e da população. Havia reclamações referentes à distância entre o antigo endereço da feira, na Avenida dos Imigrantes, e o Posto de Monta, local definitivo”, diz a nota.
A implantação de ônibus grátis, em caráter experimental, tem prazo de 30 dias. Caberá a JTP Transportes, empresa concessionária do transporte coletivo do município, colocar em funcionamento uma linha gratuita, às quartas-feiras, entre 7h e 12h30, com intervalo de 45 minutos entre cada partida.
Com essa medida, pelo menos nos próximos 30 dias a feira permanece onde está e segundo a Secretaria de Comunicação, lá ficará definitivamente.
MUDANÇA PARA O POSTO DE MONTA
Quando a feira mudou para o Posto de Monta, no início da pandemia, a ideia era controlar e limitar a entrada do público, promovendo aferição de temperatura, na entrada do recinto. Na época, podiam funcionar apenas as barracas de frutas e verduras.
Com o passar do tempo, a quarentena foi ganhando regras novas em todo o Estado de São Paulo e as barracas de alimentação como, por exemplo, de pastel e caldo de cana, também foram liberadas, em um primeiro momento, sem consumo no local. Depois, com consumo liberado, em mesas espaçadas.
As barracas que vendem roupas e outros objetos, foram as últimas a serem liberadas.
RECLAMAÇÃO DE FEIRANTES, USUÁRIOS E VEREADORES
A realização da Feira no Posto de Monta divide opiniões. De um lado, quem acha o local mais adequado, por causa da estrutura e do fato do trânsito de uma das mais importantes vias da cidade não ter que ser interrompido às quartas-feiras.
Do outro, permissionários, que reclamam que vendem menos no local e frequentadores que reclamam das dificuldades de acesso.
O tema inclusive foi discutido ontem, 20, pelos vereadores. O vereador Marcos Roberto, ressaltou que conversou com os feirantes e pediu o retorno da Feira Livre para o Lavapés. Uma sugestão, apresentada é levar a feira para a rua que recentemente foi aberta e asfaltada entre o Campo de Legionários e Praça do Matadouro.
“Os donos das barracas almejam muito voltar no bairro do Lavapés”, disse o vereador José Gabriel, que ressaltou que além de estrutura é necessário ter consumidor e que no Bairro do Lavapés o acesso do público é maior.
A vereadora e presidente da Câmara, Gi Borboleta, ressaltou que como ex-secretária de Agronegócios, foi uma das responsáveis pela mudança da feira para o Posto de Monta. “O Posto de Monta é adequado, porque tem espaço adequado, banheiro e estacionamento. Nós tivemos que colocar a Feira Livre no Posto de Monta por conta da pandemia porque o movimento era muito grande. Foi uma maneira para que não tivéssemos que suspender a feira”, disse.
Ela ressaltou, no entanto, que entende o pedido dos feirantes quanto a melhorias no estacionamento e ônibus no local e que espera que “assim que possível possa retornar para o Lavapés”. Ela inclusive, ressaltou que fazia parte do Plano de Governo do prefeito Jesus Chedid, implantar a feira na via lateral do Legionários. Na época da campanha eleitoral de 2020, a feira já estava no Posto de Monta por causa da pandemia.
O vereador Natanael Ananias, acrescentou que a feira no Posto de Monta tem gerado grande prejuízo aos feirantes. “Alguns já desistiram porque não se torna competitivo estar no Posto de Monta”, disse ele.
ESTACIONAMENTO E TRAJETO DAS LINHAS
Além de ônibus grátis até o Posto de Monta a Prefeitura de Bragança Paulista também autorizou que os frequentadores da Feira Livre possam estacionar na área interna do Posto de Monta. O estacionamento foi liberado e o acesso é pelo segundo portão (abaixo do portão principal).
O ônibus sairá do Terminal Rodoviário Urbano João Sólis Garcia (Rodoviária Velha) seguirá pela Avenida Antônio Pires Pimentel até o bairro do Lavapés, retornará pela Avenida Antônio Pires Pimentel e subirá a Avenida Dr. José Adriano Marrey Júnior até Alameda XV de Dezembro, finalizando o trajeto na Rua Dr. Vicente Maurício Arico, nas proximidades do Posto de Monta.
Na volta, os usuários pegarão o ônibus na Avenida Dr. José Adriano Marrey Júnior seguirão pela Avenida Antônio Pires Pimentel até o Lavapés e em seguida até o Terminal Rodoviário Urbano.
INFORME-SE
A melhor arma contra a desinformação é o jornalismo independente, sério e profissional, ou seja, informe-se diariamente, pelo Jornal Em Pauta.
Para receber as principais notícias do dia de Bragança Paulista e da região participe dos grupos de WhatsApp do Em Pauta