Bragança Paulista e Atibaia adotam horário especial de Natal
Iniciou ontem (6), o horário especial de Natal do comércio varejista de Bragança Paulista. O horário estendido busca trazer comodidade aos consumidores bragantinos e retomar atividades econômicas para o setor, que sofreu as consequências da pandemia no Natal passado. Lojistas poderão manter as portas abertas até às 22h, de 6 a 23 de dezembro.
Em 2020, a cidade não pôde aderir ao horário especial de Natal por conta do agravamento da pandemia da COVID-19. Na época, lojistas podiam trabalhar por no máximo 10 horas diárias, como indicava o Plano São Paulo de Retomada. Apesar do diálogo com os líderes dos comércios locais, e devido a ocupação de leitos, a administração municipal optou por não estender o horário de funcionamento dos estabelecimentos.
[exactmetrics_popular_posts_inline]
Neste ano, no entanto, a expectativa dos comerciantes é alta. Segundo Gerson Teixeira, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Bragança Paulista (Sincobrag), a maioria das lojas devem aproveitar o horário estendido para alavancar as vendas de fim de ano.
“Neste ano, um fator muito bom é que a vacinação está trazendo uma flexibilidade maior para as confraternizações de final de ano, principalmente as confraternizações familiares. A gente sabe que ano passado muita gente tinha receio, e nesse ano a tendência é das famílias estarem se reunindo, fazendo as confraternizações com amigos. Então isso gera também um aumento significativo na compra de presentes e lembranças. É uma expectativa boa do comércio, de que as vendas aumentem em relação ao ano passado”, explica Gerson.
Em conformidade com o acordo firmado pela Sincobrag e pelo Sindicato dos Empregados no Comércio de Bragança Paulista (SindComerciários), o comércio bragantino está autorizado a trabalhar até às 22h, não podendo ultrapassar este horário. “Logicamente que, se tiver cliente dentro da loja, [o estabelecimento] vai terminar o atendimento, mas com as portas fechadas. Conforme os clientes vão saindo, a loja já fecha em definitivo”.
Os comerciantes que tiverem interesse em trabalhar neste período noturno, podem aderir ao horário estendido até o dia 23 de dezembro. No dia 24, véspera de Natal, é comum que as lojas baixem as portas mais cedo, entre às 16h e 18h. Do dia 27 ao 31, todo o comércio bragantino deve voltar ao horário normal de atendimento.
Comércio em Atibaia
Já em Atibaia, desde ontem (6), o comércio local deve permanecer aberto até a meia noite, conforme o Artigo 11 do Decreto nº 4138 de 12 de abril de 2002. Este decreto “autoriza os estabelecimentos comerciais a funcionarem livremente, em caráter facultativo, até às 24h (inclusive aos domingos) no período natalino, que vai até o dia 6 de janeiro”, informa a Prefeitura de Atibaia.
Com o objetivo de incentivar o comércio local e alavancar vendas, a Associação Comercial e Industrial de Atibaia (ACIA), em parceria com a Prefeitura de Atibaia, realiza a campanha “Compre Aqui, Valorize Atibaia”. A cada R$100,00 em compras nas lojas participantes da promoção, consumidores ganharão um um cupom que deve ser cadastrado no aplicativo da ACIA para concorrer a uma Scooter Elétrica e outros prêmios.
Confira as lojas participantes da promoção: https://www.aciaonline.com.br/
MAIS NOTÍCIAS
A melhor arma contra a desinformação é o jornalismo independente, sério e profissional, portanto, informe-se diariamente, pelo Jornal Em Pauta.
Para receber as principais notícias do dia de Bragança Paulista e da região participe dos grupos de WhatsApp do Em Pauta ou acesse nosso grupo de notícias no Telegram.