Surto de gripe: Bragança bate recorde de atendimentos na UPA Vila Davi
Além da COVID-19, o Brasil vem registrando um surto de gripe, boa parte por causa do vírus H3N2 e em Bragança Paulista não é diferente, segundo a secretária de Saúde, Marina de Fátima Oliveira.
Em pronunciamento realizado no início da tarde de hoje (22) pelas redes sociais da Prefeitura, Marina Oliveira ressaltou que a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Vila Davi registrou na segunda-feira (20), recorde de atendimentos. “As nossas unidades de pronto-atendimento estão lotadas. Nessa segunda-feira (20) nós tivemos recorde de atendimento na Vila Davi. Mais de 500 pacientes nós atendemos”, disse.
[exactmetrics_popular_posts_inline]
Diante do cenário de gripe e COVID, Marina Oliveira, ressaltou que a população precisa continuar se cuidando, usando máscaras, evitando aglomerações, fazendo o distanciamento social e higienizando aos mãos.
Durante o pronunciamento, a secretária apresentou dados comparativos dos primeiros 21 dias de novembro com os primeiros 21 dias de dezembro. “Chama um pouco atenção o crescimento ainda de casos confirmados de COVID-19. Em termos percentuais são 10% de crescimento de novos casos em relação à novembro. De novos casos de internações em enfermaria são 65%, isso percentualmente. Em números absolutos o crescimento é pequeno, não é muito grande. A gente tinha 6,7 casos por dia de casos confirmados e agora tem 7,7 casos”, ressaltou.
A boa notícia fica por conta das internações em leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI). “Estamos na questão de gravidade em queda e isso é excelente”, disse.
Apesar disso, Marina recomentou que a população tome os devidos cuidados nas festas de final de ano já que foi identificada na região a presença da nova cepa da COVID denominada Ômicron. “Podemos ter uma transmissibilidade maior da doença”, acrescentou.
A secretaria afirmou que sabe a importância das celebrações de Natal e Ano Novo e recomendou que as pessoas tomem cuidado com relação aos mais idosos e vulneráveis. Também apelou para que quem ainda não se vacinou faça o agendamento e se vacine o mais rápido possível.
NOTÍCIAS NO SEU CELULAR
A melhor arma contra a desinformação é o jornalismo independente, sério e profissional. Informe-se, portanto, diariamente, pelo Jornal Bragança Em Pauta.
No Em Pauta, você encontra notícias atualizadas sobre a COVID-19 em Bragança Paulista, Atibaia e região.
Para receber as principais notícias do dia de Bragança Paulista e da região participe dos grupos de WhatsApp do Em Pauta ou acesse nosso grupo de notícias no Telegram.
Agora levantam a lebre.. no há cunhada foi tô.ar vaci a de gripe e não tinha nos postos de Bragança.. pode? Claro que pode..