INSS: beneficiários têm até junho de 2022 para realizar prova de vida
Os prazos para a realização da prova de vida dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que não fizeram o processo em 2020 e 2021, foram estendidos até junho de 2022. Segurados devem consultar a tabela com o vencimento das provas de vida. Quem não realizar o procedimento pode ter o benefício cortado.
A prova de vida é um procedimento que deve ser feito anualmente, de acordo com a data de aniversário do beneficiário e é obrigatória para aposentados e pensionistas. Seu principal objetivo é confirmar que o segurado está vivo e apto ao recebimento do benefício. Dessa forma o INSS pode evitar fraudes, ou seja, pagamentos indevidos.
[exactmetrics_popular_posts_inline]
Desde o início da pandemia da COVID-19, a obrigatoriedade do procedimento estava suspensa devido à paralisação dos órgãos públicos, o que causou um atraso no calendário das provas de vida. Agora, no entanto, quem não cumprir o prazo corre o risco de ter o benefício suspenso.
Provas de vida 2022
O calendário do INSS prevê que o beneficiário cuja prova de vida deveria ter sido feita até dezembro de 2020 realize o procedimento no máximo até fevereiro de 2022.
Já se o vencimento foi entre janeiro e junho de 2021, a prova de vida precisa ser realizada até março de 2022. Aqueles cuja prova de vida venceu entre julho e agosto de 2021, devem fazer o procedimento até abril de 2022. Além disso, os beneficiários cuja provas de vida venceram entre setembro e outubro de 2021, devem realizar a prova de vida até maio do ano que vem.
Finalizando o calendário, aquele cuja prova de vida venceu entre novembro e dezembro deste ano, têm como prazo final, junho de 2022 para regularizar a sua situação.
Como fazer a prova de vida?
Para realizar a prova de vida, o segurado pode se dirigir até o banco onde o recebimento do benefício é feito com o CPF e um documento com foto. Se o beneficiário tiver biometria cadastrada, poderá realizar a prova de vida em qualquer caixa eletrônico. Em caso de biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento de Trânsito (Detran), ele poderá realizar a prova de vida de forma remota, através do aplicativo Meu INSS.
Idosos a partir de 80 anos e pessoas com dificuldade de locomoção podem pedir assistência e atendimento prioritário através da Central 135 ou do aplicativo Meu INSS.
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Mais notícias
A melhor arma contra a desinformação é o jornalismo independente, sério, bem como profissional. Informe-se diariamente, pelo Jornal Bragança Em Pauta
Para receber as principais notícias do dia de Bragança Paulista e da região participe dos grupos de WhatsApp do Em Pauta ou acesse nosso grupo de notícias no Telegram.