Após meses de reclamação, Prefeitura de Bragança inicia limpeza do Ecoponto
Após cerca de 5 meses de quando a primeira reclamação do Ecoponto veio à tona na Câmara Municipal, a Prefeitura de Bragança Paulista finalmente conseguiu iniciar o processo de limpeza do local, que mais estava parecendo um lixão, no Parque Dr. Fernando Costa (Posto de Monta).
A “novela” teve início em agosto de 2021, quando o vereador Quique Brown (PV), fez o Pedido de Informações n° 345/2021, questionando o acúmulo de resíduos no local. Quase um mês depois, a secretária municipal de Meio Ambiente, Nádia Zacharczuk, respondeu ao vereador que a retirada de materiais do local dependia da boa vontade de catadores e cooperativas da cidade e a Prefeitura estava “providenciando a contratação de uma empresa especializada”.
[exactmetrics_popular_posts_inline]
O Em Pauta esteve no local no mês de dezembro e após quatro meses do questionamento do vereador, nada havia mudado no local. A equipe encontrou eletrônicos como televisões misturados a restos de sofás, vidros, cadeiras de escritório, centenas de fitas cassetes e muito material de construção. Até lixo doméstico, como resto de embalagens de comida. Tudo misturado, sem separação adequada, acumulados em um pequeno espaço e até mesmo na via pública.
Após a visita do Em Pauta ao local, no dia 29 de dezembro a Secretaria de Comunicação do Governo Chedid divulgou uma nota informando que contratou uma empresa e que os serviços de triagem e retirada de resíduos do local teriam começado. Na época, a Secretaria de Comunicação usou para divulgação da reportagem uma foto que mostrava a rua em frente ao Ecoponto vazia, induzindo os leitores a achar que o problema de acúmulo de lixo tinha sido solucionado. Todavia, ele permanecia lá.
]
INÍCIO DA LIMPEZA
Na última semana o Em Pauta voltou ao Ecoponto do Posto de Monta e pôde constatar, após cerca de cinco meses, que de fato a limpeza do local finalmente teve início na prática e não somente no release da SECOM.
Conforme publicado na Imprensa Oficial do Município, a Prefeitura de Bragança contratou por meio do Pregão Presencial n°281/2021, a empresa Carretero para coleta de entulhos decorrentes de construção civil, reformas, podas de árvores e restos de mudança, com destinação final. O valor global do contrato é de R$ 1.100.000,00 e o contrato foi assinado em 13 de janeiro de 2022, ou seja, 15 dias após a divulgação oficial da contratação.
MUNICÍPIO VERDE E AZUL
O 1° Ecoponto de Bragança Paulista colaborou para que a cidade ficasse entre os três primeiros colocados no Programa Município Verde Azul, do Governo do Estado de São Paulo, em 2020.
O município foi certificado e conquistou o 3º lugar no Ranking Ambiental Paulista dentre 616 municípios participantes, superando a pontuação atingida no ano passado que foi de 94,74 pontos.
INFORME-SE
A melhor arma contra a desinformação é o jornalismo independente, sério e profissional. Informe-se, portanto, diariamente, pelo Jornal Bragança Em Pauta.
Para receber as principais notícias do dia de Bragança Paulista e da região participe dos grupos de WhatsApp do Em Pauta ou acesse nosso grupo de notícias no Telegram.