Estado confirma 10 novos leitos de UTI em Bragança, mas não dá prazo
Há 18 dias com os leitos de UTI COVID 100% lotados, a população de Bragança Paulista e região aguarda a abertura novos leitos, para que as pessoas infectadas com coronavírus possam ser atendidas com o mínimo de dignidade.
Na sexta-feira (4), 10 pessoas aguardavam leitos de UTI e 2 estavam na fila de leitos de enfermaria, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Esta espera, pode ser fatal.
[exactmetrics_popular_posts_inline]
Bragança Paulista opera regionalmente no momento com apenas 17 leitos de UTI COVID, sendo 10 na Santa Casa de Bragança e 7 na Santa Casa de Socorro.
Bragança tem capacidade hospitalar para aumentar os leitos, mas depende de custeios do Governo do Estado e Federal. No auge da pandemia no primeiro trimestre do ano passado, o município operou com até 46 leitos de UTI e todos chegaram a ficar ocupados ao mesmo tempo e pacientes inclusive tiveram que ser transferidos para outras cidades.
ESTADO NÃO DÁ PRAZO
Na última semana, o Governo do Estado de São Paulo anunciou a ampliação de 700 novos leitos para apoiar municípios no combate à pandemia. 50 leitos de UTI foram disponibilizados para a região de Campinas e já estão em funcionamento.
O Estado confirmou ao Em Pauta ontem (5), que Bragança Paulista está neste plano de expansão: “O município de Bragança Paulista foi contemplado com 10 leitos UTI para o Hospital Universitário São Francisco (HUSF)”, afirmou por meio de nota.
Todavia, os questionamentos realizados pelo Em Pauta sobre prazos, não foram respondidos pela Secretaria Estadual de Saúde e a espera da população continua.
INFORME-SE
A melhor arma contra a desinformação é o jornalismo independente, sério e profissional. Informe-se, portanto, diariamente, pelo Jornal Bragança Em Pauta.
No Em Pauta, você encontra notícias atualizadas sobre a COVID-19 em Bragança Paulista, Atibaia e região.
Para receber as principais notícias do dia de Bragança Paulista e da região, participe dos grupos de WhatsApp do Em Pauta ou acesse nosso grupo de notícias no Telegram.