Prefeitura inaugura piscinão e fala sobre Lago do Orfeu e José Domingues
No final da tarde de ontem (12), a Prefeitura de Bragança Paulista inaugurou uma de suas principais obras de combate às enchentes: o “Piscinão do Jardim Califórnia”, localizado às margens da Avenida Alberto Diniz.
Em entrevista ao Em Pauta, os secretários de Obras, Benedito Carvalho Júnior e de Gabinete, Jota Malon, falaram sobre as intervenções de combate às enchentes na cidade.
[exactmetrics_popular_posts_inline]
PISCINÃO CALIFÓRNIA
O “Piscinão Califórnia” que já encontra-se em funcionamento, tem 230 metros de comprimento e 50 metros de largura.
“se piscinão consegue reter 20 mil metros cúbicos de água, em uma escavação de aproximadamente 10 mil metros quadrados. Com a impermeabilização do solo em vários loteamentos, a quantidade de água que passa aqui durante as chuvas é muito grande e agora ele está limitando a vazão a apenas 600 milímetros de água na tubulação”, explicou o secretário de Obras.
“As principais chuvas que tivemos este ano, ele já demonstrou uma efetividade muito grande, fazendo a retenção da forma que os engenheiros da Prefeitura planejavam. E com isto, não tivemos nenhum alagamento na região do Jardim Califórnia e Vila Malva. É um conjunto de obras para amenizar o problema de enchentes em Bragança”, acrescentou o secretário de Gabinete.
OUTRAS OBRAS
Os secretários apresentaram ao Em Pauta uma lista das outras intervenções realizadas na cidade.
– Desassoreamento do Lago do Taboão, para aumentar sua capacidade de armazenamento
– Construção de caixa de contenção de sedimentos na rotatória São Francisco de Assis, para não voltar a assorear o Lago do Taboão
– Construção de caixa de contenção nas proximidades do Parque da Magia, na cabeceira oposta do Lago, com o mesmo objetivo
– Desassoreamento e ampliação do lago na rua Francisco Luigi Picarelli, no Jardim Santa Helena, para também funcionar como um piscinão
– Intervenção no Lavapés, onde foi desobstruída a canalização antiga, fazendo com que a água passe mais rápido pelo setor
– Desapropriações na região da rua 19 de abril, para aumento do leito do ribeirão
– Drenagem na Praça da Poesia
“São pontos que estão sendo atacados, mas existem outros a serem feitos. Isso tudo faz com que menos água chegue ao ribeirão, no momento das chuvas mais fortes e as que cheguem, tenham mais vazão. ”, explicaram os secretários.
OBRAS EM ANDAMENTO – EUZÉBIO SAVAIO E JOSÉ DOMINGUES
Duas intervenções que continuam em andamento, são as da avenida Euzébio Savaio, no Lavapés, onde concentrou-se os principais problemas de enchentes neste ano, e na rua José Domingues, no Centro, onde um trabalhador chegou a perder a vida no local.
De acordo com Jota Malon, na avenida Euzébio Savaio, está ocorrendo construção de um piscinão, drenagem na via e colocação de aduelas para aumentar a vazão ao Ribeirão Lavapés e o prazo máximo para conclusão desta obra é de 60 dias.
Já sobre as obras na rua José Domingues, o prazo é ainda esta semana. “Ali a princípio seria uma obra simples, mas no caminho encontrou-se muitas pedras, o que atrapalhou a instalação da tubulação. Esta obra deve ser concluída até esta quarta-feira, que é o prazo da empreiteira”, disse.
ORFEU E PISCINÃO DO EUROVILLE II
Duas obras que ficaram pendentes, dentro desta questão de combate às enchentes, são as obras do Lago do Orfeu, que “virou uma novela” e a construção de um piscinão nas imediações do condomínio Euroville II.
Também de acordo com Jota Malon, o piscinão do Euroville II é uma obrigação do empreendedor, está no prazo de construção e há ação do Ministério Público local cobrando esta questão.
Já sobre o Lago do Orfeu, o secretário disse que a Prefeitura aguarda sentença da Justiça nos próximos dias. E, após a decisão judicial, caso a obra seja liberada, a Prefeitura realizará nova licitação, pois o contrato com a Empreiteira Rual Construções e Comércio Ltda foi rescindido pois, de acordo com o secretário, não havia mais possibilidade de se fazer a obra com os valores orçados. A licitação após a decisão judicial pode durar até 50 dias, de acordo com o responsável.
“Queremos crer que com o período das águas, já tenhamos concluído essa obra”, finalizou Malon.
Entre no grupo de WhatsApp e receba as últimas e principais notícias
Siga o Jornal Em Pauta no Instagram e no Twitter
Entre no grupo do Telegram e receba as últimas e principais notícias
A Prefeitura precisa reformar o vertedouro/ barragem do Lago do Taboão. O desassoreamento vai ajudar, mas essa obra precisa de recursos do governo estadual.