Dicas para fazer uma análise crítica de artigo
Fonte: unsplash.com
Durante a graduação é natural que o estudante se depare com uma grande variedade de trabalhos que não está familiarizado, afinal muitas dessas atividades não fazem parte de outros momentos de avaliação na trajetória acadêmica anteriores à faculdade.
Dentre os trabalhos exigidos ao longo do curso estão as análises críticas, uma forma de entender do que elas se tratam é lendo um exemplo de análise crítica de um artigo, mas apenas entender o que é uma análise não é o suficiente para saber como escrever uma análise crítica.
Hoje vamos cobrir 5 pontos essenciais para fazer uma análise crítica e com as nossas dicas você estará mais preparado.
5 pontos importantes para fazer uma análise crítica
A tarefa de fazer uma análise crítica não é tão simples quanto apenas escolher um artigo a ser avaliado e começar a escrever suas opiniões sobre, esse tipo de trabalho deve ser feito utilizando uma metodologia bem definida para garantir a melhor qualidade possível.
Claro que as análises críticas podem ser utilizadas em outras áreas, como por exemplo análise crítica de um filme ou livro são tipos bastante populares, mas aqui vamos focar na análise de artigos. A seguir vamos discutir 5 pontos que podem ajudar você a organizar a estrutura e as etapas de elaborar o seu trabalho de análise crítica de um artigo.
1. Entenda o tema
Com a pressão de muitas tarefas e datas de entrega se aproximando é comum que os estudantes acabem ignorando a etapa de buscar compreender o tema abordado pelo artigo a ser analisado. Porém, ao não estudar corretamente o tema se torna difícil fazer uma análise e isso resulta em críticas superficiais.
Uma dica para garantir que você vai cobrir essa etapa é iniciar a leitura sobre os temas abordados pelo artigo a ser analisado assim que você receber o enunciado do trabalho. Fazendo isso você não terá problemas de se sentir sobrecarregado perto do prazo de entrega e vai poder montar a análise com calma.
2. Faça uma leitura rápida
Essa atividade é algo que você pode fazer em paralelo ao estudo inicial do tema ou até mesmo antes se não tem nenhuma base sobre o assunto. O objetivo é você ter uma ideia geral dos temas abordados pelo artigo, os resultados e o posicionamento do autor.
Vale lembrar que nessa etapa você não deve se preocupar em entender totalmente o conteúdo do artigo, o foco aqui é que você saiba do que se trata o estudo e assim consiga se aprofundar mais na pesquisa sobre os temas abordados para ter a capacidade de fazer uma análise crítica.
3. Leia o artigo fazendo anotações
Depois de fazer uma leitura inicial do artigo e estudar os temas abordados, chega o momento de se aprofundar na leitura do artigo. É aqui que você deve focar em pontos mais específicos do texto que considerar importantes para a sua análise.
Além de fazer uma leitura atenciosa do trabalho, recomendamos que você faça anotações relacionadas aos trechos mais relevantes que encontrar, assim não é preciso buscar no artigo completo sempre que você for falar sobre algo na análise.
O uso de anotações tem evidências científicas de ajudar no aprendizado pois auxilia na memorização do assunto, então além de você ter anotações para consultar também estará solidificando seus conhecimentos sobre o assunto.
4. Defina os pontos a serem discutidos
Se você seguiu a dica de fazer anotações, essa etapa é muito mais fácil pois você já pode contar com um resumo do que percebeu de mais relevante na leitura do artigo. A partir das anotações você deve definir os pontos positivos e negativos do trabalho e assim pode começar a escrita da sua análise.
Quando você já sabe quais os principais elementos que quer falar sobre na sua análise fica mais fácil começar, você pode listar tudo que quer falar sobre e expandir sobre cada elemento aos poucos. Isso faz com que você evite ficar preso na etapa de encarar um documento em branco sem saber o que escrever.
5. Utilize um modelo de documento
As dicas que tentamos passar aqui tem o objetivo de melhorar suas habilidades de escrita e oferecer um plano que você pode seguir na hora de fazer suas análises críticas na universidade. Dessa forma, você pode otimizar a maneira que utiliza o seu tempo com os trabalhos e ainda obter resultados melhores quando tudo estiver pronto.
Pensando nisso, a última dica é que você utilize um modelo de documento para análise crítica de artigos. Afinal, não tem nada que justifique que você perca tempo formatando um documento quando poderia focar em apenas escrever o seu trabalho.
Com a ajuda da internet você pode encontrar modelos específicos para o que precisar e assim reduzir consideravelmente o tempo para concluir um trabalho como o de escrita de uma análise crítica de artigo.