Vacinação contra polio não atinge 40% em Bragança Paulista

Vacinação contra polio não atinge 40% em Bragança Paulista

O Ministério da Saúde prorrogou a campanha de vacinação contra a poliomielite até o dia 30 de setembro. A medida, visa aumentar a cobertura vacinal e a adesão da população à vacinação. Balanço de ontem (20) da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Bragança Paulista aponta que apenas 36,21% crianças do público-alvo foram vacinadas até o momento no município.

Ainda de acordo com a pasta, a expectativa é que 5.390 crianças sejam vacinadas contra poliomielite até o fim da campanha.

[exactmetrics_popular_posts_inline]



A baixa percentagem de Bragança Paulista (36%) é semelhante à baixa procura nacional, que está em cerca de 34% das crianças na faixa etária entre 1 e 5 anos de idade.

BAIXA ADESÃO VACINAL PARA POLIOMIELITE NO PAÍS PREOCUPA ESPECIALISTAS

De acordo com a Agência Brasil, a baixa cobertura vacinal observada no Brasil contra a doença nos últimos anos tem preocupado especialistas, que alertam que esse cenário pode provocar a reintrodução do vírus no país. “Aqui no país, nós temos um risco de reintrodução [do vírus] com esse cenário de baixa cobertura vacinal”, falou Caroline Gava, assessora técnica do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis do Programa Nacional de Imunizações.

“As últimas campanhas exclusivas [para a pólio] foram em 2018 e em 2020, onde já não alcançamos boas metas de cobertura vacinal. E hoje ela está muito aquém do que a gente desejaria”, acrescentou ela.

A poliomielite, que causa paralisia infantil e pode ser fatal, chegou a ser uma das doenças mais temidas no mundo. Mas, com a vacinação, o Brasil deixou de apresentar casos da doença desde 1989, tendo recebido, em 1994, um certificado de eliminação da doença. No entanto, com a baixa cobertura vacinal e problemas relacionados à vigilância epidemiológica e condições sociais, o Brasil voltou a figurar como um país de grande potencial para a volta da doença.

📲Entre no grupo de WhatsApp do Jornal Em Pauta e receba as últimas e principais notícias
📲 Siga o Jornal Em Pauta no Instagram e no Twitter
📲 Entre no grupo do Telegram do Jornal Em Pauta e receba as últimas e principais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *