Energia limpa: Rede Elétrica Solar implanta projeto no Clube de Campo
Você conhece a energia fotovoltaica? Trata-se de uma energia elétrica produzida a partir de luz solar, que funciona em dias de sol, nublados e até mesmo chuvosos. Quanto maior for a radiação solar disponível no dia, maior será a quantidade de eletricidade produzida.
A energia solar fotovoltaica é considerada uma fonte de energia alternativa, renovável, limpa e sustentável.
REDE ELÉTRICA SOLAR
A Rede Elétrica Solar é uma empresa que desde 2013 oferece soluções de energia solar fotovoltaica com mais de 32 mil painéis instalados em mais de 80 cidades no Brasil, para os mais diversos projetos e segmentos, contribuindo para um planeta mais sustentável.
CLUBE DE CAMPO DE BRAGANÇA
O maior projeto da empresa em Bragança Paulista, foi concluído recentemente no Clube de Campo de Bragança Paulista. No local foram instalados 486 módulos e 2 inversores Growatt de 75 Kw de potência e a capacidade de geração média de energia é de 22.607 KWh por mês.
Dez empresas participaram do processo de apresentação de propostas, tendo sido qualificada, pelos critérios técnicos e de preço, a empresa Rede Elétrica Solar, de Bragança Paulista.
Em entrevista ao Em Pauta, o presidente do Clube de Campo, Rubens Eduardo Santos do Amaral, e o gerente Cláudio Cassali explicaram que o projeto teve início em 2021, com a contratação de engenheiro elétrico especialista para assessorar a diretoria quanto a necessidade e as futuras propostas.
“Por causa da pandemia, muitos eventos esportivos e sociais acabaram não sendo realizados e conseguimos fazer este investimento. Planejamos em 2021, para executar em 2022”, afirmou Rubens.
“Nos chamou a atenção a energia limpa, bem como a redução de custo drástico nas contas de energia. É um ponta pé inicial, para mostrarmos que estamos preocupados também com as questões ambientais”, disse o presidente.
“Quando reduz o custo, aumenta o investimento em obras”, concluiu. O Clube de Campo de Bragança conta com 2.300 títulos em média e 6 mil frequentadores.
O PROJETO
José Geraldo Governatori, representante da Rede Elétrica Solar, explicou ao Em Pauta que o projeto teve várias etapas, como apresentação das propostas; visitas técnicas; avaliação dos locais onde seriam instalados os painéis, em razão das áreas verdes; realização de cálculo estrutural dos prédios e a capacidade de insolação, até a aprovação na Energisa e parte burocrática.
A execução do projeto foi concluída em agosto e há mais de um mês, a usina de geração de energia está 100% em funcionamento, conta Geraldo.
Com isso, 100% das instalações do Clube de Campo já usufruem da energia limpa. São ambientes como academia, quadras, ginásio, toda iluminação externa e interna, prédios e até mesmo os chuveiros, que eram a gás, serão substituídos por elétricos.
O Clube de Campo já realizou a atualização se seu IPTU na Prefeitura e, devido ao novo projeto, terá um desconto de 2% no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2023.
Entre nos grupos de notícia do WhatsApp do Jornal Em Pauta ou do Telegram
Siga o Jornal Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter