Daniel Dias participa de evento de atletismo no Chile
O paratleta campeão Daniel Dias, que participou de quatro paraolimpíadas e se aposentou em setembro do ano passado, agora encara um novo desafio na prática esportiva: correr em uma pista de atletismo. O atleta representará o Brasil no Running Clinic Ottobock edição Chile. O evento é destinado ao esporte para pessoas amputadas dos membros inferiores, bem como usuárias de próteses que nunca tiveram experiência com corrida.
Ao todo, representantes de seis países da América Latina, estarão reunidos entre os dias 11 e 13 de outubro em Santiago. A Ottobock, empresa alemã que produz próteses e órteses usadas por Daniel Dias, embaixador da marca no Brasil, é a organizadora do Running Clinic.
[exactmetrics_popular_posts_inline]
Outros participantes
Além de Daniel Dias também participará do evento, o alemão Heinrich Popow, que competiu na modalidade nas Paralimpíadas de 2004, 2008, bem como 2012. A ideia é que ele compartilhe conhecimento e motivação com os participantes. Outro brasileiro que estará em Santiago é o velocista Vinícius Rodrigues, medalhista de prata na Paralimpíada de Tóquio 2021, que fará uma disputa amistosa contra a atleta chilena Amanda Cerna, que também competiu na capital do Japão no ano passado.
O ator mexicano Juan Pablo Medina, que ficou conhecido na América Latina por sua participação na série La Casa de las Flores, da Netflix também participará do evento. Em 2021, após apresentar uma série de sintomas graves, o artista realizou exames. Na época, aliás, vários trombos que obstruíam seu intestino e sua perna direita foram detectados. Medina sofreu uma isquemia e teve sua perna amputada em julho deste ano.
Uma vida de desafios
“Encarar a participação em um evento de um novo esporte aos 34 anos e depois de tantas conquistas nas piscinas faz parte do perfil do atleta, que não dispensa desafios. “A grande verdade é que eu gosto de desafios e por isso aceitei esse convite. Além disso, a corrida tem sido também uma atividade que eu consigo praticar com a minha esposa, o que me fez gostar ainda mais disso”, explica.
Estar nas pistas será uma novidade para o nadador, que não esconde a expectativa de testar suas habilidades em um novo esporte. “Nunca havia participado de uma competição do atletismo paralímpico. Ainda não sei como correr com a prótese, mas estou muito empolgado e feliz com a oportunidade”, comenta.
“Por mais que seja uma modalidade diferente, a bagagem que eu tenho das piscinas pode ser um grande diferencial para atuar nesse evento, até mesmo para ajudar novas gerações. A troca de experiências é sempre muito importante e eu acredito que possa fazer a diferença”, diz o medalhista.
“Ainda que eu não esteja treinando no mesmo ritmo que eu treinava na época em que competia na natação, sempre busco me manter ativo na prática esportiva, pelo menos três vezes na semana. Espero me adaptar com a prótese para a corrida para que eu possa ter um cronograma de treinamento”, afirma.
Entre nos grupos de notícia do WhatsApp do Jornal Em Pauta ou do Telegram
Siga o Jornal Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter