Está chegando a hora! Escolas de samba desfilam hoje em Bragança
Depois de dois anos, enfim está chegando a hora, do cavaco chorar, das passistas e sambistas mostrarem o samba nos pé, das baianas rodarem, da bateria pulsar forte, do puxador tirar da garganta a voz que ficou presa nos dois últimos anos, por causa da pandemia da COVID-19. Os desfiles das escolas de samba de Bragança Paulista acontecem neste domingo (19) em novo local. A nova Passarela do Samba, de 360 metros, foi montada no Parque Dr. Fernando Costa (Posto de Monta) e a partir das 20h acontece o desfile do Afoxê.
Em seguida, às 20h30 a Corte do Carnaval 2023 e a LIESB também passam pela Passarela do Samba para dar as boas vindas ao público e boa sorte para todas as agremiações. Este ano apenas as escolas do Grupo Especial irão desfilar.
A primeira a entrar na avenida, às 21 horas, é a verde e rosa Unidos do Lavapés, com o enredo “Cometa Halley, através dos tempos II: passado, presente e futuro!”. A escola promete entrar na avenida com 10 alas de enredo e dois carros alegóricos.
A segunda agremiação a desfilar, a partir das 22h será a Acadêmicos da Vila que fará uma homenagem para uma agremiação carioca. “Mojubá Portela” é o nome do enredo da azul e branco que além de 10 alas de enredo e dois carros alegóricos trará também para a avenida um elemento cenográfico.
A programação continua a partir das 23h com o desfile da Dragão Imperial e o enredo “Graças a Deus”. A azul e rosa diferente das outras escolas terá 9 alas e 3 carros alegóricos.
Para finalizar o espetáculo de cores e alegria, quem entra na avenida, a partir das 0h, é a Nove de Julho. A bicampeã do Carnaval de Bragança Paulista levará para a avenida o enredo “Nas asas da imaginação, a cura através dos tempos”. A vermelho e branco contará com 9 alas de enredo, além de dois carros alegóricos.
Cada uma das escolas terá 45 minutos no mínimo e 50 minutos no máximo para realizar o seu desfile. Em caso de não cumprimento, a escola pode sofrer penalidades e perder pontos.
As escolas de samba do Grupo Especial serão julgadas no desfile de hoje (19) e na terça-feira (21), voltam para passarela, mas sem jurados. A apuração está marcada para quarta-feira (22), a partir das 14h na sede da Secretaria de Segurança e Defesa Civil na Avenida Francisco Samuel Luchesi Filho, 42, no Jardim Júlio Mesquita.
Proibido isopor e cooler
Será proibido no local a entrada de bebidas em caixa de isopor, cooler, bolsa térmica e similares.
Também é proibido o comércio, o porte e a utilização de quaisquer bebidas e similares, em embalagem de vidro, assim como a permanência de veículos com sonorização, nos locais de realização dos eventos carnavalescos, conforme Decreto Municipal nº 4.101, publicado na edição nº 1477 da Imprensa Oficial da municipalidade.
No local haverá uma Praça de Alimentação, com comidas de rua como lanches e pastel, além de bebidas.
Também são proibidos nos eventos carnavalescos o comércio e a utilização de fogos de artifício e de outros artefatos que coloquem em risco a integridade física ou ameacem criar situação de risco de pânico, como latas de tinta spray, latas de espuma e similares.
Menores podem entrar?
A entrada de menores no Posto de Monta é permitida. Mas vale lembrar que os menores de 16 anos de idade deverão estar acompanhados de pai ou responsável. Dentro do recinto, não será permitido a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos, ficando o requerente ciente das penalidades impostas pelos artigos 243 e 258-C, ambos da Lei 8.069/90, com redação dada pela Lei 13.106/2015.
Segurança
Além do policiamento ostensivo para garantir a segurança no local foram instaladas 20 câmeras em pontos estratégicos do Posto de Monta, como na entrada do recinto (parte superior), praça de alimentação e na avenida que será realizado o desfile.
Ingresso Solidário
Apesar da entrada ser gratuita a Prefeitura pede que os foliões que puderem doem um quilo de alimento não perecível na entrada. Os alimentos serão doados posteriormente pelo Fundo Social para as famílias vulneráveis.
A ação solidária é totalmente voluntária, ou seja, não é obrigatório fazer a doação para entrar.
Para saber mais sobre o Carnaval de Bragança Paulista e região é só clicar aqui.
Curta a página Bragança Em Pauta Eventos no Facebook
Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter