DADE se manifesta sobre demolição de quiosques no Matadouro

DADE se manifesta sobre demolição de quiosques no Matadouro

Nos primeiros dias de janeiro de 2023, a Prefeitura de Bragança Paulista realizou a demolição dos quiosques localizados na Praça Jacinto Osório, no Matadouro. Três meses depois, ainda nada foi feito no local.

De acordo com o Governo Amauri Sodré, a medida se deu após condenação da Vigilância Sanitária por conta do mau uso e das precárias condições sanitárias do local, causando iminentes riscos à saúde pública. “O local estava sendo tomado por pessoas em situação de rua e dependentes químicos, que usavam os quiosques como abrigo, acumulando lixos e entulhos, prejudicando os moradores e comerciantes da região”, afirmou o Executivo na ocasião.

[exactmetrics_popular_posts_inline]



CONSTRUÇÃO COM VERBA DO TURISMO

Os convênios desta obra com o DADETUR – Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos, órgão vinculado à Secretaria de Turismo do Governo do Estado de São Paulo, são datados de 2009 e 2010, na gestão do ex-prefeito João Afonso Sólis (Jango) e os quiosques teriam sido inaugurados em 2012.

Como os mesmos convênios incluíam a obra de reforma e restauro do antigo Prédio do Matadouro, hoje Centro Cultural Geraldo Pereira, não foi possível apurar o valor exato investido somente nos quiosques.

Após ser questionado via Lei de Acesso à Informação, o DADE esclareceu ao Em Pauta que “após conclusão, entrega e encerramento dos convênios pactuados, a responsabilidade de manutenção, administração, funcionalidade e zeladoria dos equipamentos são de competência da Prefeitura de Bragança Paulista, cabendo a ela responder aos órgãos de fiscalização quando e se requisitados”.

O Em Pauta apurou ainda que o prazo é de 5 anos, para que não haja demolição em obras construídas com verba do turismo.

📲 Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
📲 Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter




2 comentários sobre “DADE se manifesta sobre demolição de quiosques no Matadouro

  1. Eu vivencio a mesma situação aqui no portal de entrada da cidade pela variante do Guaripocaba onde eu batalho a mais de um ano por destinação correta de dois equipamentos publicos que eram usado com posto de informações turísticos e um como restaurante e hoje estao abandonados,depredados,pixados e sendo usados como ponto de consumo de drogas e alojamentos para andarilhos e tudo bem no portal de entrada da cidade. Antes o Lortal estava reclamei muito e secretaria de serviços e obras veio plantou varias flores e de uma bonita maquiagem na entrada mais os dois equipamentos continuam do mesmo jeito.
    Solicitei pela ouvidoria municipal reparos na iluminação do portal e demorei 6 meses para ser feito e funcionou por 3 dias e depois não mais e estive visitando la e verifiquei que todas fiações estão intactas e so falta revisar a iluminação novamente e ja faz mais de 1 anos que peço a prefeitura e nada . Que vergonha meu professor e prefeito e isso na epoca do prefeito Jesus nao acontecia era tudo melhor e ele tinha amor pela cidade e coisa que o atual prefeito não tem.

  2. aca de deixar o comentário a respeito dessa reportagem e o sistema disse que eu ja fiz comentários e so se for de outras reportagens anteriores e dias passados. isso não procede.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *