A 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) começa na próxima segunda-feira (10). E Bragança Paulista e Atibaia divulgaram quais serão os pontos de vacinação em cada uma das cidades. A meta, em todo o país, é vacinar 90% dos grupos preconizados . A previsão, inicial, é que a campanha prossiga até o dia 31 de maio.
O objetivo da vacinação é prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença de H1N1, linhagem B/Victoria e o H3N2, do subtipo Darwin, que causou surtos no final de 2021. A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global e com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, podendo também causar pandemias.
[exactmetrics_popular_posts_inline]
Quem pode ser vacinado?
A vacina gratuita, neste momento, é destinada para os seguintes públicos:
- Idosos acima dos 60 anos;
- Trabalhadores da saúde;
- Crianças acima de 6 meses a menores de 5 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);
- Gestantes e puérperas;
- Povos e comunidades tradicionais quilombolas;
- Povos Indígenas;
- Professores;
- Pessoas com comorbidades (doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesos de grau III, transplantados e portadores de trissomias);
- Pessoas com deficiência;
- Caminhoneiros;
- Trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso;
- Trabalhadores portuários;
- Forças de segurança e salvamento;
- Forças Armadas;
- Funcionários do sistema prisional;
- População privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medida socioeducativa;
- Adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.
Em Bragança Paulista, o imunizante estará disponível em todas as unidades de saúde com sala de vacina. Para conferir as unidades e horários de vacinação em Atibaia, clique aqui.
No dia 15 de abril, Atibaia anunciou que fará um dia mobilização para vacinação das 8h às 13h, nas unidades UBS Centro, UBS Alvinópolis, UBS Santa Clara, USF Imperial, UBS Tanque, UBS Itapetinga e USF Portão, com o objetivo de atender a população elegível de maneira mais rápida, evitando filas.