Trânsito é tema de teatro infantil em escolas de Atibaia e Bragança
Dados de trânsito no Brasil mostram que a fadiga e a sonolência são responsáveis por cerca de 20% dos acidentes de trânsito no país, enquanto a depressão e outras condições de saúde mental podem afetar a habilidade de condução de maneira semelhante. Ao reconhecer seus próprios limites e tomar medidas preventivas, os motoristas podem reduzir significativamente o risco de acidentes e garantir uma viagem mais segura.
Para tratar questões relacionadas ao trânsito brasileiro, a Cia Truks – especializada na arte do teatro de animação para crianças faz apresentações da peça ‘O Encontro’ nos dias 1º e 2 de agosto, na cidade de Atibaia e nos dias 3 e 4 de agosto, em Bragança Paulista. O projeto tem o patrocínio da Arteris.
[exactmetrics_popular_posts_inline]
A montagem aborda com sensibilidade e poesia um tema que envolve todos os cidadãos, desde pequenos, utilizando os já tradicionais bonecos de manipulação direta para desenhar a rotina de dois personagens que cotidianamente vivem os problemas do trânsito em suas cidades.
ROTEIRO DAS APRESENTAÇÕES
- Data: 01 de agosto
Horário: 10h e 14h
Local: E.M. Profª Rita Lourdes Cardoso de Almeida Alvim
Cidade: Atibaia/SP - Data: 02 de agosto
Horário: 10h e 14h
Local: E.M. Profª Walda Paolinetti Lozasso
Cidade: Atibaia/SP - Data: 03 de agosto
Horário: 10h e 14h
Local: E.M. Antônio Dorival Monteiro de Oliveira
Cidade: Bragança Paulista/SP - Data: 04 de agosto
Horário: 10h e 14h
Local: E.M. Padre Donato Vaglio
Cidade: Bragança Paulista/SP
SINOPSE
Com linguagem ora divertida, ora poética, ‘O Encontro’ conta a história de duas pessoas muito solitárias, cada uma enfrentando a sua rotina, sempre igual e sem graça. Vivendo quase que mecanicamente, são dois insones que dormem muito mal, e acordam todos os dias cansados e sem ânimo ou alegria de viver. Seus gestos são caricatos e engraçados, ainda que escondam a tristeza dos personagens. Sentem sono ao volante e facilmente se distraem. Não somente, parecem prestar mais atenção aos seus celulares do que à direção. Dirigem, ainda, acima da velocidade permitida, de forma que enfrentam grandes riscos quase todos os dias.
Um certo dia, no meio do caminho entre a cidade A e a cidade B, o tráfego para repentinamente. A estrada está bloqueada. Ouvem-se sons de sirenes e helicópteros, passam ambulâncias. Os nossos personagens estacionam os seus carros, um ao lado do outro, ainda sem se perceberem. Caminham juntos até o local do bloqueio da pista. De lá podem ver que um grave acidente ocorreu. A partir daí, seus destinos tomam um rumo inesperado.
CIA. TRUKS
A Cia. Truks é referência nacional na arte do teatro de animação, com 33 anos de atividades e mais de 9.000 apresentações realizadas no Brasil e em 12 países, com mais de 40 prêmios, indicações e menções honrosas, além de 6 livros publicados. Também coordenou por 10 anos o Centro de Estudos e Práticas do Teatro de Animação de São Paulo.
Recebeu os principais prêmios do segmento: o Mambembe, do Ministério da Cultura; o APCA, da Associação Paulista de Críticos de Arte; o Coca Cola de Teatro Jovem; o Teatro Cidadão, da Prefeitura de São Paulo, e o Estímulo da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, entre outros. Coordenou o centro de estudos e práticas do teatro de animação de São Paulo, espaço de referências desta linguagem artística, em projeto da prefeitura do município, entre 2002 e 2012. Todas as peças do grupo podem ser encontradas no site clicando neste link.
FICHA TÉCNICA
Texto e Direção: Henrique Sitchin.
Elenco: Aguinaldo Rodrigues, João Santiago, Stefany Araújo e Thaís Rossi.
Operação de som e iluminação: Vinícius Prates.
Criação e Confecção de Cenografia e Formas Animadas: Aguinaldo Rodrigues, Bianca Muniz, Henrique Sitchin, João Santiago, Stefany Araújo e Thaís Rossi.
Trilha Sonora e Iluminação: Henrique Sitchin.
Produção Geral: Adryela Rodrigues | Sendero Cultural.
Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter