Peça celebra encontro entre contadoras de histórias em Atibaia
Após uma turnê em escolas públicas do Vale do Ribeira com o projeto Sementeira: Histórias Semeiam Mundos, a contadora de histórias e atriz Emilie Andrade estará em Atibaia na sexta-feira (12) e encontra Luzia Teresa dos Santos (1909-1983) – pródiga e ainda desconhecida, apesar de recordista, narradora de contos paraibana.
O encontro entre as contadoras de histórias, ainda que imaginário, acontece na peça A Casa de Luzia.
[exactmetrics_popular_posts_inline]
“Luzia é a corporificação do mito de Sherazade”, compara Emilie, reproduzindo uma comparação feita pelo professor Altimar Pimentel, organizador de três livros com contos por ela narrados. “Não há notícia de contadores de histórias que a tenha superado em número de contos populares”.
PARAÍBA, SIM SENHOR
Degundo o Núcleo de Pesquisa e Documentação da Cultura Popular da Universidade Federal da Paraíba (Nuppo-UFPB) foram 242 histórias contadas pela paraibana. O Nuppo coletou e gravou a obra de Luzia como parte do projeto Jornada de Contadores de Estórias da Paraíba, coordenado por Pimentel.
Apesar de não saber ler nem escrever, Luzia tinha uma memória prodigiosa e alta qualidade na contação de histórias. Com esse “encontro imaginário” entre duas contadoras de histórias de lugares e tempos diferentes, Emilie joga luz na obra dessa mulher extraordinária reproduzindo suas histórias durante uma “visita” à casa de Luzia.
A peça está sendo realizada com verba do Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de SP.
No palco, Emilie Andrade faz do encontro com Luzia Teresa uma “história-moldura” – é como ela define o enredo, a partir do qual outras histórias são contadas.
O monólogo, A Casa de Luzia tem orientação de Juliana Jardim, produção de Morena Carvalho, cenário de Alício Silva e, direto da Paraíba, trilha original da DJ e cantora Luana Flores.
A apresentação acontece na Ata Cultural de Atibaia (Associação Teatral de Atibaia), a partir das 20h. O local fica na Avenida dos Bandeirantes, 392, Vl. Junqueira e a entrada é gratuita.
Entre nos grupos de notícia do WhatsApp do Jornal Em Pauta ou do Telegram
Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter