ABIC promove encontro na região sobre regras do café torrado

ABIC promove encontro na região sobre regras do café torrado

A ABIC- Associação Brasileira da Indústria de Café e  a Associação dos Produtores de Cafés Especiais do Circuito das Águas Paulista (ACECAP) promoverão na quarta-feira  (27) um workshop voltado para produtores de café da região.

O evento acontecerá em Serra Negra e o objetivo é atualizar os pequenos produtores sobre as novas regras de classificação para o café torrado que a partir de agora terão de atender as exigências e requisitos da Portaria SDA nº 570/2022.

[exactmetrics_popular_posts_inline]



O encontro acontecerá das 9h às 15h no Centro de Convenções de Serra Negra que fica na Rua Nossa Senhora do Rosário, 630.  As inscrições devem ser feitas de forma online.

A coordenadora de qualidade da ABIC, Aline Marotti é quem ministrará o workshop e apresentará as principais mudanças da portaria, as novas exigências para a classificação – de acordo com o novo padrão de classificação para o café torrado, o que muda na rotulagem.

Ela falará também sobre a importância dos programas de Certificações ABIC voltados para indústria e sobre o programa para pequenos produtores, tendência que cresce no país.

Uma das principais mudanças está na torra do café e a necessidade de classificar o produto. No que se refere à rotulagem, itens como espécie, tipo, torra e grupo passam a ser obrigatórios a partir de agora e devem estar estampados na embalagem. As mudanças entram em vigor a partir de junho de 2024.

Durante o encontro, a ABIC irá oferecer de forma gratuita os serviços para a análise sensorial de cafés torrados. Os interessados que quiserem ter seu café avaliado, devem  levar duas amostras de no mínimo 250g do café torrado em grão ou torrado e moído. O café deve ser apresentado já na embalagem final que hoje é comercializado o produto.

De acordo com a presidente da ACECAP, Silvia Fonte, o evento proporcionará conhecimento e tem como objetivo aumentar a qualidade do café produzido na região.
Atualmente são 2 mil produtores na região em mais de 7 mil hectares de terras.

O workshop é gratuito.


Programação completa:

  • 9h – Boas-vindas
  • 9h20 – Workshop: Certificações ABIC e Portaria 570 – Aline Marotti
  • 10h45 – Pausa para o Café
  • 11h – MATCHYA Comunicação – Desenvolvimento da comunicação gráfica de rótulo – Giulia Assato
  • 11h25 – Promtec – Fornecedor de embalagens – Jason Goulart
  • 11h50 – Encerramento ACECAP
  • 12h – Almoço no Restaurante O Recanto (somente para os que aderiram ao almoço)
  • 13h30 – Visita ao Café Nonno Marchi e Degustação Orientada dos Cafés ABIC
  • 15h – Encerramento

📲 Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
📲 Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *