ACOHAB recebe liberação para construção de 560 apartamentos

ACOHAB recebe liberação para construção de 560 apartamentos

A Associação Comunitária de Habitação Popular de Bragança Paulista (ACOHAB) recebeu durante a semana o alvará e a aprovação do projeto para construção de 560 moradias de interesse social, no Jardim Águas, em Bragança Paulista.

Os documentos eram fundamentais para que a entidade pudesse dar continuidade aos trâmites junto a Caixa Econômica Federal e então contratar uma empreiteira para executar o serviço.

[exactmetrics_popular_posts_inline]

Em uma primeira etapa serão construídas 392 unidades. Na segunda serão construídas 198 unidades. Segundo o presidente da ACOHAB, Bruno Leme, o Condomínio Residencial Renato Russo e Elis Regina terá também uma área de lazer, com um ginásio de esportes.

As unidades serão construídas em terreno doado para a ACOHAB, pela Prefeitura de Bragança Paulista em 2002. O terreno tem 32.793,18 m² e fica no Jardim Águas Claras. A construção não saiu antes porque a área está em uma região onde não poderia haver construções por causa de um Termo de Ajustamento de Conduta, conhecido como TAC da Zona Norte, firmado com o Ministério Público.

O TAC foi extinto após a revisão do Plano Diretor.

“O problema habitacional é uma questão nacional, pois não temos políticas habitacionais do Governo Federal para as famílias mais vulneráveis”, disse Bruno Leme, ressaltando que é importante garantir atendimento às famílias que hoje são desassistidas.
Os futuros apartamentos terão 59m² de construção, com acessibilidade, prédios com elevadores.

OS BENEFICIADOS

As famílias que receberão as unidades já fazem parte da ACOHAB, participam de reuniões e ações constantes e passaram por uma avaliação socioeconômica. A entidade sabe do déficit habitacional que existe no município, porém, não tem previsão de abertura de novos cadastros. A ideia é primeiro atender os associados ativos e aptos ao financiamento, neste caso junto a CAIXA.

Essas não são as primeiras moradias de interesse social construídas pela entidade. Em fevereiro de 2020, a ACOHAB entregou 168 apartamentos. O Condomínio Residencial Bragança Paulista J, localizado na região do Henedina Cortez, foi construído em parceria com o Grupo de Saúde Raios de Sol.

3 MIL CASAS

Apesar da Prefeitura ter doado o terreno há quase duas décadas e ser responsável pela aprovação da construção, o cadastro das famílias, a construção e todo o trabalho é da ACOHAB.

Em 2016, ainda durante campanha eleitoral, o prefeito Jesus Chedid prometeu a construção de 3 mil unidades populares. Ano passado, reduziu a marca para 2 mil e citou uma possível construção no terreno da antiga Austin. Nenhuma das 2 ou 3 mil unidades prometidas pelo prefeito foram entregues por projetos da Prefeitura.

A atual administração, aliás, nestes quatro anos e meio de gestão, sequer abriu ou atualizou o cadastro habitacional.

Em nota, a Prefeitura de Bragança Paulista informou que lançará em breve a atualização cadastral de moradia popular. A data, no entanto, não foi divulgada.

Foto: Projeto da ACOHAB

INFORME-SE

A melhor arma contra a desinformação é o jornalismo independente, sério e profissional. Informe-se, portanto, diariamente, pelo Jornal Em Pauta.

No Em Pauta, diariamente você encontra notícias atualizadas sobre o avanço da COVID-19 em Bragança Paulista, Atibaia e região,

Quer receber notícias atualizadas de Bragança Paulista, bem como região no celular? Entre no grupo de
WhatsApp do Em Pauta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *