ACOHAB se reúne com Secretário Estadual de Habitação

ACOHAB se reúne com Secretário Estadual de Habitação

A diretoria da ACOHAB (Associação Comunitária de Habitação Popular de Bragança Paulista) se reuniu na quarta-feira (2) com o Secretário Executivo de Habitação Fernando Marangoni e com o Secretário Municipal de Habitação, André Bozola.

O presidente da ACOHAB, Bruno Leme e o arquiteto e urbanista Rodrigo Duarte solicitaram que o município seja incluído no programa Nossa Casa Apoio. Com isso, segundo eles, as famílias poderão ser contempladas com uma moradia digna no condomínio Elis Regina & Renato Russo, que contará com 560 apartamentos e está em vias de iniciar suas obras.

[exactmetrics_popular_posts_inline]



“Os recursos são essenciais para que a maior parte das famílias possam ser atendidas, pois sem os subsídios muitas famílias teriam que ter valores de entrada no financiamento imobiliário”, ressaltou a entidade.

O programa fornece cheque moradia a famílias com até três salários mínimos para aquisição de moradias em empreendimentos aprovados pela Secretaria de Estado da Habitação.

O PROJETO
O projeto da construção das unidades do condomínio Elis Regina & Renato Russo foi apresentado para o secretário, que em suas redes sociais após a reunião, disse que o dia foi produtivo “para garantir moradia” e que para Bragança Paulista haverá “novos investimentos no programa Nossa Casa Apoio e projetos habitacionais”.
Os futuros apartamentos terão 59m² de construção, com acessibilidade, prédios com elevadores. A área social do condomínio contará com um ginásio.

Os apartamentos serão construídos em terreno doado para a ACOHAB, pela Prefeitura de Bragança Paulista em 2002. O terreno tem 32.793,18 m² e fica no Jardim Águas Claras. A construção não saiu antes porque a área está em uma região onde não poderia haver construções por causa de um Termo de Ajustamento de Conduta, conhecido como TAC da Zona Norte, firmado com o Ministério Público. O TAC foi extinto após a revisão do Plano Diretor.Apesar da Prefeitura ter doado o terreno há duas décadas e ser responsável pela aprovação da construção, o cadastro das famílias, a construção e todo o trabalho é da ACOHAB.

Essas não serão as primeiras moradias de interesse social construídas pela entidade. Em fevereiro de 2020, a ACOHAB entregou 168 apartamentos. O Condomínio Residencial Bragança Paulista J, localizado na região do Henedina Cortez, foi construído em parceria com o Grupo de Saúde Raios de Sol.

E AS 3 MIL CASAS?

Em nota divulgada pela Prefeitura de Bragança Paulista sobre a reunião, a administração informou que também reforçou o pedido de novas unidades habitacionais para o município.

Embora Bragança Paulista tenha um grande déficit habitacional e o prefeito Jesus Chedid tenha prometido a construção de 3 mil moradias populares durante sua campanha em 2016, por enquanto, nenhuma delas saiu do papel. Em 2020, o prefeito chegou reduziu a promessa para 2 mil moradias e citou uma possível construção no terreno da antiga Austin, mas também nada se concretizou até aqui. Sequer o cadastro do déficit habitacional foi atualizado pela Secretaria Municipal de Habitação.

O único projeto em andamento no município é a construção de 28 moradias do Programa Vida Longa, no Jardim Vista Alegre. Em meados de janeiro o Em Pauta divulgou que as obras, aliás, estavam paralisadas, mas devem ser entregues ainda no primeiro semestre.

 

INFORME-SE

A melhor arma contra a desinformação é o jornalismo independente, sério e profissional. Informe-se, portanto, diariamente, pelo Jornal Bragança Em Pauta.

Para receber as principais notícias do dia de Bragança Paulista e da região participe dos grupos de WhatsApp do Em Pauta ou acesse nosso grupo de notícias no Telegram.

Um comentário em “ACOHAB se reúne com Secretário Estadual de Habitação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *