Alerta Vermelho: Região tem mais de 10 pacientes em fila de espera por vagas

Alerta Vermelho: Região tem mais de 10 pacientes em fila de espera por vagas

O boletim COVID-19 de hoje da Secretaria Municipal de Saúde mostra que Bragança Paulista continua com fila de espera por vagas de leitos de enfermaria e o número de internações voltou a subir. A espera por vagas, não é exclusividade do município. Na Região Bragantina mais de 10 pessoas esperam na fila por atendimento adequado aguardando transferência pelo sistema CROSS – Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde.

A falta de vagas, em caso de agravamento da doença, pode ser fatal.

FILA REGIONAL

Apesar de no boletim oficial não constar dados de fila de espera da região, durante uma entrevista na manhã de hoje, 19, para a rádio da Família Chedid, a secretária Marina de Fátima Oliveira revelou que 6 pacientes estão aguardando na fila por leito de UTI. Nenhum deles, segundo ela, é morador de Bragança Paulista. Além disso, 9 pacientes aguardam por leitos de enfermaria, sendo que 4 são os pacientes de Bragança que estão na UPA Vila Davi.

Uma hora depois, durante pronunciamento oficial no Facebook da Prefeitura ela falou que 4 aguardavam na fila de espera por UTI e 9 na fila por leitos de enfermaria.

Independe da divergência de números, a fila de espera por vagas preocupa, assim como o aumento do número de pessoas que procuram atendimento médico com sintomas gripais.

Ambos os indicadores podem ser um sinal de alerta para a chegada de uma terceira onda.

AUMENTO DE ATENDIMENTOS

De acordo com dados da secretária Marina de Fátima Oliveira, geralmente às segundas-feiras são o dia com maior número de atendimentos na UPA Vila Davi. No dia 3 de maio, por exemplo, foram realizados no local 204 atendimentos. Já na semana passada foram atendidas na UPA Vila Davi 247 pessoas. Este número, aliás, já subiu novamente e chegou a 315 atendimentos nesta semana.

É importante que a população fique atenta já que tanto os leitos regionais de UTI como os leitos regionais de enfermaria estão pelo terceiro dia consecutivo com 100% de ocupação. Na semana passada chegaram na casa dos 90% de ocupação.

A ocupação máxima vale tanto para os 46 leitos de UTI, quanto para os 30 leitos de enfermaria no Hospital de Campanha da Santa Casa, que atendem pacientes do SUS de Bragança e mais 10 cidades da região.

“Alerta vermelho ligado. Se nós não fizermos a nossa parte, vamos voltar a ter o problema de março: uma grande quantidade de pessoas aguardando leitos. Isto é gravíssimo”, disse.

MORTES

O boletim de hoje, 17, não registra mortes em decorrência da COVID-19.  O município mantém, portanto, 389 mortes desde o início da pandemia. Destas, aliás, um total de 103 mortes aconteceram entre março e dezembro de 2020. Outras 286 de janeiro deste ano até agora.

Em janeiro, aliás, foram 25 mortes, em fevereiro 34. Em março, a Prefeitura registrou 128 mortes e abril terminou com 78 mortes. Maio já tem 21 mortes, em 18 dias.

Dos 389 mortos, 113 pessoas tinham menos de 60 anos. Já as outras 276 pessoas tinham 60 anos ou mais. A maioria dos óbitos são de homens. Ao todo, 198 homens faleceram desde o início da pandemia. Além disso, 191 mulheres também vieram à óbito.

INTERNAÇÕES

De acordo com boletim de hoje, o número total de moradores de Bragança Paulista internados subiu de 47 para 58 nas últimas 24 horas. Dos 58 moradores de Bragança Paulista internados, aliás, 53 já tem confirmação de COVID-19. Além disso, 5 pacientes aguardam os resultados de exames.

Ainda segundo o boletim da Prefeitura, 36 moradores de Bragança Paulista continuam recebendo atendimentos em outras cidades por causa de falta de vagas no município.

OUTROS NÚMEROS

O boletim de hoje da Secretaria de Saúde indica ainda:

  • 36.150 notificações ao Ministério da Saúde, sendo que só no boletim de hoje foram mais 137 notificações de casos suspeitos
  • 67.429 testes realizados desde o início da pandemia
  • 44 casos confirmados de COVID-19, em 24 horas
  • 17.985 casos confirmados desde o início da pandemia
  • 14.078 pessoas recuperadas desde o início da pandemia, 340 delas nas últimas 24 horas.
  • 3.125 pacientes positivos em isolamento domiciliar
  • 127 pacientes aguardando resultados de exame em casa
  • 53 pacientes positivos internados
  • 5 pacientes aguardando resultados de exames internados
  • 389 mortes confirmadas
  • 39.922 pessoas vacinadas com a primeira dose da vacina contra a COVID-19 e 20.373 imunizadas com as duas doses.

INFORME-SE

A melhor arma contra a desinformação é o jornalismo sério e profissional. Informe-se diariamente, pelo Jornal Em Pauta.

Para ficar sempre por dentro das últimas informações sobre o coronavírus em Bragança Paulista, Atibaia e região, aliás, é fácil. Acesse o link: https://jornalempauta.com.br/tag/coronavirus

Quer receber notícias de Bragança Paulista, bem como região no celular? É só clicar aqui:
WhatsApp do Em Pauta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *