Alunos do EEMABA recebem cineasta Tizuka Yamasaki
Mais de 100 alunos da Escola Estadual Ministro Alcindo Bueno de Assis (EEMABA), de Bragança Paulista, receberam na última sexta-feira (2) para um bate-papo a diretora de cinema, produtora, roteirista e designer de produção Tizuka Yamasaki.
Ela dirigiu o longa-metragem “Encantados”, filme brasileiro baseado no livro “O Mundo Místico dos Caruanas da Ilha do Marajó”, de Zeneida Lima. Gravado entre os anos de 2008 e 2009 no estado do Pará.
[exactmetrics_popular_posts_inline]
História de Zeneida
No EEMABA, primeiramente houve a exibição do filme que conta a história de Zeneida, que nasceu predestinada a ser pajé, mas seu pai escondeu isso dela. De acordo com o site Papo de Cinema, enquanto ela enfrenta os desafios de se tornar mulher, tem acessos de pânico e ira. O pai quer interná-la num hospício, mas quando ela encontra seu grande amor, Antônio, eles fogem para a floresta. Lá eles entram em contato com o mundo mítico dos caruanas. Sem que perceba, a menina encontra seus antepassados, a linhagem dos pajés que vivem na natureza.
“A mensagem passada com o filme certamente foi do respeito à natureza, a força da natureza e seu efeito destruidor se não for preservada”, contou a professora Susana, da Sala de Leituras.
Na sequência, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, do Grêmio Estudantil e alguns alunos convidados do Ensino Médio, participaram de um bate-papo com a cineasta Tizuka Yamasaki.
De acordo com a professora Susana, foram selecionados ainda alunos do Ensino Médio que tem interesse em seguir profissionalmente na área do audiovisual.
Projeto “A Revolução do Cinema” é realizado com o apoio do Proac Expresso por meio da Lei Aldir Blanc.
📲Entre no grupo de WhatsApp do Jornal Em Pauta e receba as últimas e principais notícias
📲 Siga o Jornal Em Pauta no Instagram e no Twitter
📲 Entre no grupo do Telegram do Jornal Em Pauta e receba as últimas e principais notícias