Ame ou odeie: um guia completo sobre “Ugly Shoes”

Ame ou odeie: um guia completo sobre “Ugly Shoes”

Foto: Pinterest

O mercado de acessórios está em plena expansão. Durante a pandemia, os varejistas relataram aumentos acentuados nas vendas de ugly shoes e um crescente interesse em bolsas de marcas famosas, uma tendência influenciada pelo aumento dos mercados secundários e de revenda de acessórios. O que é agora um mercado de segunda mão que movimenta cerca de 28 bilhões de dólares mais do que dobrará para surpreendentes 64 bilhões de dólares até 2024.

O que isso significa para as novas tendências de ugly shoes que vão decolar no ano de 2022? A coerência ainda é fundamental. As marcas continuam a produzir seus estilos de assinatura, desde os modelos de rasteirinhas, passando pelas sandálias gladiadoras e pelas plataformas. No que diz respeito aos calçados, os ugly shoes em todas as suas possíveis versões continuam a dominar, aparecendo em muitas marcas famosas, a exemplo de Alexander McQueen, Coach, e Eckhaus Latta.

Mas quando as marcas sabem ser possível vender qualquer tipo de ugly shoes, por que não lançar novamente a plataforma, só por diversão? A natureza estável do mercado de acessórios está abrindo espaço nas passarelas para que os designers se aventurem cada vez mais. Poucos o fizeram com a irreverência de Jonathan Anderson, cujos ugly shoes foram exagerados ainda mais com reproduções de barras de sabão, velas e até mesmo ovos rachados. Neste artigo, vamos conferir algumas tendências para os ugly shoes que marcaram essa temporada e prometem chamar ainda mais atenção em 2022.

Por que ugly shoes? A moda e sua busca por irreverência

Como a indústria voltou aos ritmos habituais das semanas de moda, as coleções que se destacaram após quatro semanas de desfiles nas passarelas tiveram menos a ver com roupas e mais com novos modos de apresentação da moda. Os desfiles que lembraremos por um bom tempo serão àquelas experiências animadas que redefiniram o que poderia ser um desfile, como o episódio de The Simpsons com a Balenciaga, o festival musical da Balmain e a performance da Marni com um público totalmente equipado em artigos de alta costura.

Mas como ficam a silhueta, a textura, a cor e o desenvolvimento do material? A ênfase em espetáculos e exibições parece ter realmente liberado o pensamento dos designers quando se trata de roupas e acessórios. Os ugly shoes (sapatos feios, em uma tradução literal) são uma prova disso. Muitas pessoas gostam deles pelo seu aspecto desajeitado, exagerado e brega. Algumas vezes eles são tão grandes que podem até mesmo ser usados como uma arma para luar. Justamente quando pensamos que os tamancos volumosos ou os crocs estão chegando ao fim, e voltaremos mais uma vez aos saltos delicados e bem firmes, eles aparecem mais uma vez com suas solas apaixonadamente terríveis.

Eles estão por aí em todas as formas e tamanhos diferentes. Um Birkenstock em tons de serragem, um Dansko que parece uma leguminosa e uma versão Balenciaga de um Vibram FiveFingers. Também não para por aí: existem crocs e rasteirinhas para os amantes do conforto, e claro, o bom e velho Ugg. Você está a procura de um ugly shoes? Temos certeza de que existe um para sua personalidade. Veja a seguir nosso guia definitivo de ugly shoes e como aproveitá-lo em seu dia-a-dia.

Birkenstock
Fonte: Getty Images

Vamos fazer uma viagem pelo tempo e visitar os ugly shoes originais. De volta a 2016, os Birkenstocks foram rapidamente adotados pelas gêmeas Olsen e pelas garotas da moda. Mais tarde, começaram a adotar essa sandália e marcas como a Valentino fizeram um par desse calçado. Essas sandálias ainda estão com tudo ainda, e você pode usá-las tanto com os pés descalços ou com meias. Dê preferência ao uso de calças de corte reto para acompanhar.

Crocs
Fonte: Getty Images

É claro que não poderíamos esquecer do icônico crocs. Com a forma de um espesso bico de pato, este ugly shoes de borracha perfurada é há muito tempo um coringa no guarda-roupas de enfermeiras e cozinheiros. Mais recentemente, ele tem sido adotado por ícones de moda. Vimos a Balenciaga colocar Crocs com plataformas empilhadas e saltos altos; Christopher Kane colou algumas pedras coloridas por conta própria; enquanto Takashi Murakami criou uma versão em tonalidades intergalácticas. Esses calçados podem ser uma boa combinação para roupas mais frescas, como short curto e mini saia.

Ugg Boots
Fonte: Getty Images

Vejam só, o bom e velho Ugg. Esses sapatos são muito rústicos, amados por Paris Hilton e suas companheiras. O mundo da moda também está obcecado novamente com essa bota. Em 2018, o Y/Project lançou uma versão desse ugly shoes com um cano que se estendia até a virilha, uma abordagem extrema que até chamou a atenção da Rihanna.

Vibram FiveFingers
Fonte: Vogue

Ainda está chovendo modelos de ugly shoes. A Balenciaga, por exemplo, transformou o Vibram FiveFingers (aquele sapato que envolve cada um dos dedos do pé) em saltos. Como era de se esperar, as tendências de ugly shoes da Balenciaga se espalhou por outras marcas de acessórios que criaram mais releituras para esses sapatos de dedos.

Rasteirinhas
Fonte: Getty Images

Essas sandálias são muito simples. A maioria delas é composta por uma sola feita de madeira ou borracha e uma correia de couro, fixadas com uma fivela metálica. Enquanto existem outros ugly shoes mais exagerados, as sandálias rasteirinhas são diferentes. Elas não são tão elaboradas como a Birkenstock, nem tem o efeito chamativo de um Croc, mas ainda assim é confortável, ainda que um pouco menos notável.

Plataforma
Fonte: Getty Images

Quanto mais alto o sapato, melhor. As populares plataformas nos anos 1990 deram lugar a novos modelos ainda mais íngremes, embora possam não ser os sapatos mais altos da estação. Uma palavra de sabedoria: não tente usar essas plataformas no dia-a-dia se não estiver acostumada.

Gladiadora
Fonte: Getty Images

Fáceis de usar e combinar, essas sandálias e chinelos estilo gladiadora são a melhor maneira de compor um look casual para as férias de verão. Elas podem ser usadas com tudo, de mini saias a vestidos de paillette. Os variados estilos também podem ser aproveitados tanto no trabalho quanto no lazer.

Para receber as principais notícias do dia de Bragança Paulista e da região participe dos grupos de WhatsApp do Em Pauta ou acesse nosso grupo de notícias no Telegram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *