Aneel aciona bandeira vermelha patamar 2
A conta de energia elétrica está mais cara no mês de outubro, com o acionamento da bandeira vermelha patamar 2, o estágio tarifário mais alto do sistema da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Portanto, de acordo com a Agência Brasil, o preço para cada 100 quilowatts-hora consumidos passa de R$ 4,463 para R$ 7,877. Ou seja, um aumento de 76,5%.
A decisão foi anunciada na última semana. Em nota, a Aneel justificou a medida como consequência do risco hidrológico, com reservatórios baixos. E a elevação do preço da energia no mercado, impactada pelo custo do que foi produzido e não contratado.
A sequência de bandeiras verdes – que começou em abril de 2022, foi interrompida em julho deste ano, com a bandeira amarela. Em agosto, nova bandeira verde. Desde setembro, está em uso a bandeira vermelha, que aliás, tinha sido acionada pela última vez em agosto de 2021, durante a crise hídrica.
De acordo com a agência, o sistema de bandeiras tarifárias é uma forma de tornar a cobrança complementar mais transparente aos consumidores de energia elétrica conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Criado em 2015, ele indica os custos da geração de energia no Brasil. E possibilita adaptações no consumo para redução no valor da conta de luz.
USO SUSTENTÁVEL
Aliás, a ANEEL pede que todos usem de forma responsável a energia elétrica, mesmo em períodos favoráveis, para a sustentabilidade do setor elétrico. Na página da agência no YouTube, estão disponíveis vídeos que explicam como funcionam as bandeiras tarifárias. E acima de tudo, como o consumidor pode fazer para economizar.
Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Bluesky