Ele cita como exemplo: São Paulo. Uma cidade há 90 km de Bragança Paulista, que nem todo bragantino conhece, ou se conhece, não visitou pontos turísticos importantes. “O quanto você conhece e sabe da cidade de São Paulo?”, questiona Cláudio Lutzkat.
“O Centro de São Paulo é um lugar incrível e cheio de memórias e, quem passa pela região da famosa rua 25 de Março, da Catedral da Sé, o Patio do Colégio e do Mercado Municipal , provavelmente não conhece as curiosidades, os detalhes e as histórias que a parte mais antiga da cidade ainda guarda”, diz.
“Apesar da dureza do concreto, São Paulo derrete os corações daqueles que respiram sua história e passam por suas ruas e que abriga migrantes de todo o país e do mundo. É uma das maiores metrópoles do mundo que recebe de braços abertos gente do mundo inteiro. Moderna sim, antiga também”, diz ele.
A capital nasceu oficialmente em 25 de janeiro de 1554, quando Manuel da Nóbrega, expoente jesuíta da Companhia de Jesus, junto de seus companheiros missionários José de Anchieta e Manoel de Paiva rezaram a primeira missa no Pateo do Collegio.
“Há prédios simbólicos como a catedral neogótica, o Edifício Martinelli, um arranha-céu inaugurado em 1929, o Edifício Copan, com suas linhas curvas projetadas pelo arquiteto modernista Oscar Niemeyer e a igreja em estilo colonial do Pátio do Colégio”, ressalta Cláudio Lutzkat ressaltando que vale a pena pesquisar sobre estes pontos e quando tudo passar, fazer uma visita guiada com a Antaris Travel pela capital paulista.
“Século após século, São Paulo foi cenário de fatos históricos, como o grito de D. Pedro I ao proclamar a independência da nação e todo o ciclo cafeeiro que fez a cidade crescer e brilhar. Esse último foi o mais importante fator de crescimento populacional na capital paulista, que a colocou como número um em população e rendimentos. Ela ostenta as duas grandezas ainda hoje”, diz.
Cláudio Lutzkal, ainda cita que o primeiro censo de alcance nacional, realizado em 1872, mostrou que a cidade possuía pouco mais de 31 mil habitantes. O ouro negro fez com que a população dobrasse em 18 anos, pulando para 65 mil. Dez anos depois, o número triplicou e chegou 240 mil; em 1920, eram 580 mil e finalmente em 1940, alcançou cifra milionária e a cidade registrou 1,3 milhão de pessoas morando ali.
“Atualmente, a cidade ultrapassa os 12 milhões de habitantes, número registrado em 2018”, diz lembrando que neste ano, a capital paulista foi a mais procurada por turistas que queriam cair na folia de carnaval, desbancando Rio de Janeiro e Salvador que ficaram em segundo e terceiro lugar respectivamente.
Os dados são bem otimistas, de acordo com levantamento da Google, São Paulo é o segundo destino mais pesquisado mundialmente para viagens em 2020. Ficando atrás de Da Nang, Vietnã.
“Porque? Porque, desde 2018, o Brasil não exige vistos de entrada para americanos, canadenses, australianos etc… assim despertando um enorme interesse turístico pelo Brasil. Os brasileiros de outras partes do país, também desejam vir à metrópole nacional. A pesquisa mostra que nós deixamos São Paulo em terceiro lugar, ultrapassado por Londres e Rio de Janeiro”, acrescenta.
O especialista de viagens ressalta ainda que o turismo corporativo na cidade também alcança as maiores cifras da América Latina, conforme aponta estudo da CWT Meetings & Events. Líder pelo quarto ano consecutivo, São Paulo é a melhor capital para eventos e feiras de negócios.
“Pensando em tudo isto, decidi compartilhar com vocês algumas curiosidades sobre a cidade de São Paulo”. disse.
Confira as dicas:
1- São Paulo, centro financeiro do Brasil, está entre as cidades mais populosas do mundo, com diversas instituições culturais e uma rica tradição arquitetônica.
2- A cidade de São Paulo é a segunda cidade que mais consome pizza no mundo, ficando atrás somente de Nova York, que igualmente, recebeu um dos maiores fluxos de imigração italiana do mundo.
3- São Paulo é a primeira comunidade de japoneses fora do Japão e concentra o maior número de sírios, libaneses, coreanos e italianos fora de seus respectivos países de origem.
4- São Paulo é considerada a capital mundial dos helicópteros. O motivo? São mais de 410 em toda a cidade.
5- Plantação de café: Essa é uma das curiosidades sobre a cidade de São Paulo que você não deve conhecer. Você sabia que bem próximo a Avenida Paulista existe uma enorme plantação de café? O Instituto Biológico, na Vila Mariana, tem aproximadamente 1500 pés de café plantados. Este é o maior cafezal em área urbana no Estado de São Paulo.
6- São Paulo, tem uma cratera gigante no sul da cidade, no bairro de Parelheiros, feita pela colisão de um meteorito há mais de 40 milhões de anos com 140 metros de profundidade.
7- O bairro da Liberdade, reduto nipônico de São Paulo era antes morada dos italianos. Até 1920, foram os europeus que fixaram residência na Liberdade. A imigração japonesa só chegou à região na década de 1930, quando as primeiras famílias começaram a se instalar pelo bairro.
8- O PIB de São Paulo representa, isoladamente, 10,7% de todo o PIB brasileiro e 36% de toda a produção de bens e serviços do estado de São Paulo.
9- A cidade também é a sede da Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo (BM&FBovespa), a segunda maior bolsa de valores do mundo em valor de mercado.
10- São Paulo o maior destino turístico brasileiro, com quase 14 milhões de turistas por ano.
11- São Paulo é a quinta cidade com o maior número de museus do mundo. A cidade tem mais de 110 museus, com diversos conteúdos, exposições e instalações para qualquer tipo de público. E não é só de museu que vive a cultura paulistana, a cidade tem mais de 160 teatros, centenas de casas de show e 39 centros culturais. É arte e cultura pulsando nas veias.
“Você se surpreendeu? Então, não se esqueça que quando tudo passar, você pode fazer um tour fantástico por essa incrível megalópole chamada São Paulo, com a Antaris Travel”, finaliza.