Arara mantida em cativeiro é encaminhada para reabilitação
Atualizada às 15h18
Durante uma conjunta da Guarda Civil Ambiental e fiscais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Bragança Paulista, foram apreendidos uma arara da fauna silvestre mantida em cativeiro e um cachorro da raça Yorkshire, ambos vítimas de maus-tratos. A arara foi reencaminhada para reabilitação.
A Secretaria de Meio Ambiente chegou a divulgar que tratava-se de uma arara azul, ameaçada de extinção, mas pela foto, a ave aparenta ser uma Arara Caninde.
Conforme o apurado pelo Em Pauta, a ação ocorreu no Bairro da Serrinha, na quinta-feira, 16.
A arara foi encaminhada para a Associação da Mata Ciliar para reabilitação e posterior soltura.
Já o cachorro recebeu cuidados veterinários e ficará sob guarda e responsabilidade da Secretaria Municipal do Meio Ambiente até a conclusão do processo administrativo. O infrator foi encaminhado à Delegacia de Polícia, autuado e responderá criminalmente.
Conforme previsto na lei federal 9.605 de 12 de fevereiro de 1998, artigo 29, é proibido capturar espécime da fauna silvestre sem a devida autorização ou licença pelo órgão competente, ficando o infrator sujeito à pena de 6 meses a 1 ano e multa que pode variar de R$ 500,00 a R$ 5.000,00 por indivíduo capturado.
A Secretaria do Meio Ambiente ressalta que denúncias de quaisquer atividades ilícitas relacionadas à fauna silvestre podem ser feitas pelo e-mail [email protected], ou pelo telefone (11) 4034-6780.
https://bragancaempauta.com.br/category/policia/
https://www.facebook.com/policiaempauta
Quer receber notícias de Bragança Paulista e região no celular? É só clicar aqui:
WhatsApp do Bragança Em Pauta