Árbitra de Bragança estreia tecnologia inédita no futebol brasileiro

A Federação Paulista de Futebol (FPF) implantou, pela primeira vez no país, o uso de uma câmera corporal durante toda uma partida oficial, oferecendo aos torcedores novos ângulos e perspectivas exclusivas dos lances de jogo.
A FPF escolheu a árbitra Jéssica Aparecida Milani, moradora de Bragança Paulista, para estrear o equipamento.
Em entrevista ao Em Pauta, Jéssica Milani contou que recebeu a informação sobre o uso da tecnologia pouco antes do jogo. “Eles me explicaram que seria o mesmo sistema utilizado na Copa do Mundo de Clubes, porém com uma adaptação melhor”, relatou.
“No feminino, Corinthians x Ferroviária é um superclássico, bastante tenso. E surgiu essa novidade”, acrescentou a árbitra.
Jéssica avaliou como muito positiva a experiência de compartilhar sua visão de jogo com o torcedor em casa. “Quem não é árbitro não sabe como é estar lá dentro. A gente tenta ver tudo, mas o jogo acontece em 360 graus. É legal para quem opina, dá pitaco, ver como é a vida do árbitro dentro do campo”, explicou ao Em Pauta.
A tecnologia estreou na terça-feira (12), no duelo válido pela 6ª rodada do Paulistão Feminino. Segundo a FPF, o equipamento permite que o público acompanhe as jogadas sob o ponto de vista da árbitra, com mais clareza, proximidade e transparência nas decisões da arbitragem.
O cenário internacional apresentou a inovação no esporte pela primeira vez em junho deste ano, durante a Copa do Mundo de Clubes da FIFA. O sucesso mundial da novidade — capaz de registrar gols, lances e reações de forma que as câmeras tradicionais não alcançam — inspirou a FPF a trazer a tecnologia para o futebol brasileiro.
Agora, a FPF planeja repetir a experiência em outras competições, sobretudo no Paulistão 2026, tornando a vivência dos fãs durante os jogos ainda mais interativa.
HISTÓRICO DA ÁRBITRA
Jéssica Milani, moradora de Bragança Paulista, iniciou sua carreira de árbitra no futebol amador. Ela integra o quadro de arbitragem da Federação Paulista de Futebol. No futebol feminino, apita jogos desde o Sub-15 até o Paulistão Feminino; no masculino, atua desde o Sub-11 até o Sub-20 do Campeonato Paulista. Hoje, é um dos nomes de destaque na FPF e aspira integrar o quadro de árbitros da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).
📲 Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
📲 Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Bluesky





