Arrastão de Limpeza acontece em 10 bairros nesta sexta
A Divisão de Vigilância Epidemiológica realiza nesta sexta-feira (10), a operação “Arrastão de Limpeza”, em 10 bairros. São eles: Julieta Cristina, Vista Alegre, Chácaras Alvoradas, Vino Barolo, Piemont, Quinta dos Vinhedos, Chico Lopes, Vale Encantado, Residencial Vila Verde e Vila Toscana.
Com isso, os moradores devem colocar os inservíveis na calçada, em frente às suas casas, na noite desta quinta-feira (9). para que sejam recolhidos no dia da ação, logo pela manhã.
[exactmetrics_popular_posts_inline]
No último Arrastão de Limpeza realizado na semana passada na Zona Norte foram retirados 18 caminhões de materiais inservíveis Em 2022, foram retirados 310 caminhões de inservíveis dos bairros. Ao todo, 24 arrastões de limpeza foram feitos, segundo dados da Divisão de Vigilância Epidemiológica.
A ideia do Arrastão de Limpeza é garantir a eliminação de criadouros do mosquito da dengue, mantendo totalmente cobertos com elas, capas e tampas os reservatórios e locais que possam acumular água. A ação também visa o combate à escorpiões e outros animais peçonhentos que são prejudiciais à saúde humana.
OS SINTOMAS
De acordo com o Ministério da Saúde, os principais sintomas da dengue são:
- Febre alta maior que 38°C
- Dor no corpo e articulações
- Dor atrás dos olhos
- Mal estar
- Falta de apetite
- Dor de cabeça
- Manchas vermelhas no corpo
Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados, todos oferecidos de forma integral e gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
CASOS DE DENGUE ANO A ANO
O município encerrou 2022 com 250 casos de dengue. Isto representa um aumento de 468%, com relação aos 44 casos registrados em 2021. Dos 250 casos, 232 foram considerados autóctones, ou seja, contraídos no próprio município; 17 importados e um indeterminado. Nenhum óbito foi registrado no município e um óbito suspeito registrado ao longo do ano foi descartado.
- 2017: 4 casos
- 2018: 15 casos
- 2019: 51 casos
- 2020: 194 casos
- 2021: 44 casos
- 2022: 250 casos
Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter