Asilo de Nazaré Pta é interditado após denúncia ao Direitos Humanos

Asilo de Nazaré Pta é interditado após denúncia ao Direitos Humanos

O departamento de Assistência Social e a Vigilância Sanitária de Nazaré Paulista interditaram o Lar São Vicente de Paulo do município, após uma denúncia realizada ao Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, que cobrou providências.

O local é uma instituição privada e realiza atendimento a 28 idosos do município e também da região. Estes, deverão ser realocados para outras instituições. De acordo com a Prefeitura, todos os idosos possuem familiares e/ou responsáveis.

[exactmetrics_popular_posts_inline]



“Esta decisão foi tomada pelas autoridades competentes devido às graves irregularidades e casos de maus-tratos, que foram identificados durante inspeções recentes que ocorreram. Como o serviço executado por essa instituição é o serviço de acolhimento de idosos, cabe à Administração Pública e a toda a sociedade fiscalizar. Em decorrência de uma grave denúncia de maus tratos, a Vigilância Sanitária juntamente com a equipe de Assistência Social do município realizou uma visita para averiguação da denúncia, o que realmente foi constatado diversas irregularidades, dentre elas maus-tratos a pessoa idosa”, informou a Prefeitura de Nazaré Paulista na última sexta-feira (29).

O órgão esclarece ainda que diante de tal ação, todos os familiares foram comunicados para que procurem outro local para realizar o serviço de acolhimento, que possuam todas as certificações e equipe técnica adequada. A Prefeitura de Nazaré informa ainda que os idosos Nazareanos que necessitam de acolhimento socioassistencial, serão acolhidos no Lar São Vicente de Paulo de Bragança Paulista (Asilo do Jardim Público), uma ILPI (Instituição de Longa Permanência para Idosos) que possui todas as certificações nos conselhos e equipe técnica adequada conforme determina a legislação.

Ainda de acordo com o Executivo, “há mais de 10 anos que a Prefeitura não pode efetuar qualquer repasse ou firmar parceria com o Lar São Vicente de Paulo, em virtude de irregularidades fiscais e dívidas trabalhistas, o que proíbe a contratação de qualquer tipo de parceria entre a Administração Pública e aquele que se encontra em débitos com os órgãos públicos.

OUTRO LADO

Embora ainda não tenha emitido um comunicado oficial sobre a interdição, o Lar São Vicente de Paulo de Nazaré Paulista tem utilizado seu perfil no Facebook para rebater a fiscalização.

“Triste é estar acompanhando tudo isso é saber que é uma grande mentira, mas entrego nas mãos de Deus ele saberá o que é melhor e temos que lembrar que tudo de errado que fazemos pagamos aqui na terra mesmo”, diz um comentário na publicação da Prefeitura.

Em seu perfil no Facebook a Instituição publicou cerca de 10 vídeos com depoimentos de funcionários e familiares de idosos, defendendo o trabalho realizado.

O Em Pauta solicitou ao Asilo de Nazaré Paulista uma Nota com o posicionamento da Instituição e caso receba, esta matéria será atualizada.

📲 Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
📲 Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *