Até quando fazer rastreio para câncer de mama?

Até quando fazer rastreio para câncer de mama?

* Por Dr. Felipe Luiz Silveira Bizarria

Estamos no mês do Outubro Rosa, conhecido como o mês da prevenção do câncer de mama. Que tal falar do rastreio para câncer de mama?

O Ministério da Saúde orienta que o rastreio seja realizado em toda mulher com idade entre 50 e 69 anos. O que se leva em consideração é que nessa faixa etária há o maior número de casos novos de câncer de mama e os tumores tendem a ser mais agressivos, a depender de cada caso.

As evidências atuais, em contrapartida, não levam em consideração idade máxima para rastreio, mas, sim, o tempo de sobrevida. Todo paciente com pelo menos 10 anos de expectativa de vida têm indicação de rastreio para o câncer de mama, sem levar em consideração a idade.

O que se considera é que os exames para fazer tal diagnóstico, tais como mamografia, ultrassonografia de mamas e até mesmo a biópsia de mama, são muito pouco invasivos e acessíveis. Além disso, o câncer diagnosticado precoce têm alta chance de cura e o tratamento para o mesmo tende a ser pouco invasivo e muito eficaz.

O câncer de mama é o mais comum na mulher e tem alta mortalidade, para se ter ideia neste ano há previsão de diagnóstico de aproximadamente 74 mil novos casos.

Diante disso, procure o seu médico e faça o rastreio. Um simples exame pode fazer toda a diferença.

*Dr. Felipe Luiz Silveira Bizarria, CRM-SP 206069 RQE 109742, médico do Instituto Plene, clínica médica especializada no cuidado da pessoa idosa.

Para saber mais acesse: https://www.instagram.com/institutoplene/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *