Atibaia quer fortalecer “Cultura do Morango”

No dia 11 de maio, às 14 horas, será lançado em Atibaia, o Programa de Revitalização da Cultura do Morango. O evento acontecerá na sede da Associação dos Produtores de Morangos e Hortifrutigranjeiros de Atibaia, Jarinu e Região, no Parque do Morango do Campo dos Aleixos.

O objetivo do programa é revitalizar e fortalecer a Cultura do Morango, e para isto a Prefeitura prestará apoio aos produtores locais.

Na manhã desta terça-feira, 28,  integrantes da Secretaria de Agropecuária e Abastecimento se reuniram com produtores para anunciar a entrega gratuita de mudas da fruta.

O objetivo é incentivar os agricultores a obterem morangos de qualidade, de acordo com os projetos desenvolvidos no município relacionados à produção, como por exemplo a PIMo – Produção Integrada de Morango.

A previsão é de que as mudas sejam entregues em abril.

Durante o encontro, cada produtor recebeu um “Caderno de Campo”, formulado pela equipe da Secretaria de Agropecuária e Abastecimento, para auxiliá-lo no plantio e no planejamento de suas ações no campo. Com o caderno, o produtor poderá registrar e acompanhar o trabalho desenvolvido em cada gleba de sua lavoura.

O Programa de Revitalização da Cultura do Morango  prestará apoio aos produtores nas áreas técnica, administrativa e comercial, visando o desenvolvimento do setor, a segurança alimentar e a qualidade do produto.

Morango, um símbolo de Atibaia

 O morango de Atibaia é conhecido em todo o país, principalmente por sua qualidade.

Estima-se que o município possua mais de 200 produtores, responsáveis pela produção de cerca de dois milhões e meio de pés, o que faz do morango o segundo produto mais importante na agricultura local, ficando atrás apenas da produção de flores.

Segundo a Prefeitura de Atibaia, o crescimento da produção no município e na região é notório, em grande parte devido ao envolvimento e apoio do poder público, que reconhece a importância da fruta para o desenvolvimento da economia e da agricultura local.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *