Atibaia terá transporte gratuito nas eleições e Bragança não

Atibaia terá transporte gratuito nas eleições e Bragança não

A Prefeitura de Atibaia anunciou na quinta-feira (27) que vai oferecer a gratuidade no transporte público de ônibus no domingo (30), dia do segundo turno das eleições. Já em Bragança Paulista, não haverá ônibus gratuito, embora a Prefeitura tenha determinado que a empresa JTP Transportes opere com ônibus em horário de dia da semana e não horário de domingo.

Atibaia se junta a municípios como São Paulo, Limeira, Ribeirão Pires, Araras, Diadema, Osasco, Jacareí, Pirapora do Bom Jesus, Vargem Grande Paulista e Araraquara.

[exactmetrics_popular_posts_inline]



Ônibus grátis em Atibaia

Moradores de Atibaia poderão usar os ônibus gratuitamente no domingo (30) das 6h às 20h, conforme aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e também pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Tanto os usuários que utilizam cartão quanto aqueles que não possuem o cartão para pagamento das tarifas serão contemplados com a gratuidade, informou a Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano.

Além da gratuidade, o transporte coletivo de Atibaia funcionará em horário especial com uma escala definida para atender a necessidade da população que precisa se deslocar até os locais de votação.  Para conferir os horários clique aqui.

Em nota, a Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano de Atibaia enfatizou também que haverá monitoramento do movimento de passageiros ao longo do dia e, caso seja necessário, ônibus extras serão disponibilizados para reforçar a operação.

Em Bragança não haverá gratuidade

Em Bragança Paulista conforme o antecipado pelo Em Pauta não haverá transporte gratuito.

A Prefeitura divulgou uma nota ontem informando que os ônibus terão horários de dia útil neste domingo (30) das 7h às 18h, nas linhas urbanas, e o dia todo nas linhas rurais. Ao todo, segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, serão oferecidas 438 partidas no domingo, o dobro da oferta de transporte de um domingo normal.

A medida se faz necessária para atender o público eleitor que precisará se deslocar para votar no segundo turno das eleições de 2022.

Para conferir os horários de ônibus em Bragança Paulista basta clicar aqui.

Versão de vereador não é confirmada

Na terça-feira (25) o vereador Sidney Guedes, que é líder do prefeito Amauri Sodré, disse na sessão da Câmara Municipal que a Prefeitura não pode conceder a gratuidade por questões legais. “Infelizmente nós não vamos poder ter isso em Bragança. Porque a JTP não pode receber subsídio nenhum, inclusive desta gratuidade, não pode”, disse Guedes.

Ele, no entanto, informou durante as discussões que a Prefeitura teria acionado a Justiça para checar a possibilidade da gratuidade: “Já foi acionado o Ministério Público, já foi acionada a Justiça Eleitoral a respeito deste assunto. A parte do município já foi feita. Temos que respeitar o parecer que vai vir agora”, disse Guedes.

A informação, no entanto, foi desmentida ao Em Pauta pelo Secretário de Assuntos Jurídicos Tiago José Lopes na tarde de quinta-feira (27) durante licitação emergencial de transporte público de Bragança Paulista que teve a empresa West Side, ligada ao grupo da empresa Nossa Senhora de Fátima, como única habilitada no certame. 

Tiago informou que o município recebeu ofícios do Ministério Público Eleitoral recomendou o transporte gratuito no Dia das Eleições, porém, como há medidas judiciais envolvendo o contrato com a JTP, ele informou que a Prefeitura está impedida de pagar subsídios. Diante disso, administração optou por acatar a medida judicial anterior e não ofertar a gratuidade e informou a decisão para a Justiça Eleitoral.

Em nenhum momento, segundo o secretário, foram feitos questionamentos à justiça sobre uma liberação excepcional para pagamento de subsídios  JTP por causa do assunto, diferente do que disse o vereador Sidney Guedes na Câmara Municipal.

📲Receba notícias de Bragança Paulista e região no WhatsApp ou no Telegram
📲 Siga o Jornal Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter




Um comentário em “Atibaia terá transporte gratuito nas eleições e Bragança não

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *