Atibaia ultrapassa 200 mortes de COVID-19 e Prefeitura reabre salões e academias

Atibaia ultrapassa 200 mortes de COVID-19 e Prefeitura reabre salões e academias

Atibaia registrou mais 4 óbitos e ultrapassou a marca de 200 mortes de COVID-19 desde o início da pandemia. O boletim de ontem, 9, da Secretaria Municipal de Saúde de Atibaia além de 4 óbitos confirmados em decorrência da COVID-19 trouxe a confirmação de 99 novos casos da doença.

Com isto, a cidade registrou desde o início da pandemia, 201 vítimas fatais.

Um dia depois da cidade ultrapassar a marca de 200 mortes, o prefeito Emil Ono, assinou um novo decreto que flexibiliza algumas atividades no município como salões de beleza e também academias.  As medidas adotadas por Atibaia são contrárias as decisões do Plano São Paulo de retomada, que colocou Atibaia e todo o Estado na Fase Vermelha do Plano São Paulo até o dia 18.

[exactmetrics_popular_posts_inline]

Comércio em Atibaia com o novo decreto

Conforme o decreto publicado neste sábado, 10 de abril  pela Prefeitura de Atibaia, os estabelecimentos comerciais vão continuar sem atendimento presencial, mas estão autorizados a funcionar pelos sistemas de entrega em domicílio (delivery), compra sem sair do carro (drive-thru) e retirada no local (take away), até 20h, sem que o cliente entre na loja.

Os restaurantes, lanchonetes, pizzarias, adegas, bares que servem refeições e cafés também podem exercer suas atividades até 20h pelos sistemas de take away, delivery e drive-thru. Depois das 20h, apenas a entrega em domicílio está permitida.

Com o novo decreto, nas feiras livres, poderá haver a comercialização de alimentos exclusivamente no formato take away, somente para retirada em embalagens fechadas, para viagem, sem consumo no local.

Já os estabelecimentos que permanecem abertos, como supermercados, padarias, açougues, e agora também as lojas de materiais de construção, devem permitir a entrada somente de uma pessoa por família.

Academias e salões

De acordo com o novo decreto, em Atibaia fica autorizado o funcionamento dos estabelecimentos de condicionamento físico, segundo o respectivo alvará de funcionamento, das 5h às 20h. Para adotar tal medida, o prefeito se baseou no Decreto Federal 10.344/2020, que considerou a atividade como essencial na prevenção e promoção da saúde.

As atividades poderão ser realizadas em formato de personal trainer (atendimento individual) com hora marcada e com até 10% da sua capacidade total.

Além disso, os estabelecimentos da área de beleza e cuidados pessoais também podem funcionar, desde que com horário marcado e atendimento de um cliente por vez, até 20h.

Tanto em academias como em salões os frequentadores devem usar máscaras e álcool gel.

O que segue suspenso em Atibaia?

Seguem suspensos em Atibaia o funcionamento das feiras noturnas, de artesanato, do produtor rural e de flores; as atividades religiosas coletivas presenciais de qualquer natureza, podendo ser realizadas por transmissão online; e a visitação aos cemitérios.

Continuam proibidos o consumo de bebidas alcoólicas em qualquer espaço público, sob pena de apreensão dos produtos, e a comercialização de bebidas alcoólicas, ainda que fracionadas, a partir das 20h até 5h do dia seguinte.

Zona Azul

Os estabelecimentos comerciais seguem autorizados a utilizar as vagas de estacionamento das vias públicas municipais para retirada/entrega de mercadorias, até 20h. No entanto, com a volta do funcionamento da Zona Azul em Atibaia, a partir da próxima segunda-feira (12), não será possível fazer drive-thru nos locais destinados ao sistema rotativo (Zona Azul) nem nas vagas especiais com destinação exclusiva, tais como de idosos, deficientes, carros de aluguel, ponto de ônibus e órgãos oficiais.

As 4 mortes 

Dos 4 óbitos confirmados no boletim de ontem, 3 são de idosos portadores de doença de base, com 66, 60 e 74 anos de idade.  A quarta vítima é um homem de 58 anos, sem doença de base.
A morte de nº 198 teve como vítima um idoso de 66 anos. Ele estava na lista de óbitos suspeitos e tinha sido internado na enfermaria da Santa Casa de Atibaia no último dia 24. O homem faleceu no dia 27.

Já a vítima nº 199 é um homem de 60 anos que estava internado na UTI da Santa Casa de Socorro desde o dia 18 de março. Ele  faleceu no dia 30 do mesmo mês.

A vítima de nº 200 teve como vítima fatal um idoso, de 74 anos, que foi internado na enfermaria da Santa Casa de Atibaia no dia 31 de março e faleceu no dia seguinte.

Para finalizar, a morte de nº 201 teve como vítima um homem, de 58 anos, que estava internado na enfermaria da Santa Casa de Atibaia desde o dia 22 e faleceu ontem, 9,

Números da COVID-19  em Atibaia:

  • Notificações: 14.509
  • Descartados: 7.158
  • Confirmados: 7.200
  • Recuperados: 6.126
  • Em investigação: 151
  • Óbitos confirmados: 201
  • Óbitos suspeitos: 06

Informe-se

A melhor arma contra a desinformação é o jornalismo sério e profissional. Informe-se diariamente, pelo Jornal Em Pauta.

Para ficar sempre por dentro das últimas informações sobre o coronavírus em Bragança Paulista, Atibaia e região, aliás, é fácil. Acesse o link: https://jornalempauta.com.br/tag/coronavirus/

Quer receber notícias de Bragança Paulista, bem como região no celular? É só clicar aqui:
WhatsApp do Em Pauta

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *